sábado, 31 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...

18 DE OUTUBRO /2007.....18.25H.....5ªFEIRA MEU DEUS ..." Levanto os olhos para os montes: de onde me virá o auxílio? - O meu auxílio vem do Senhor que fez e céu e a terra. Ele não deixará que vacilem os teus pés; O Senhor é quem te guarda e está ao teu lado. Ele é a tua protecção...vela pela tua vida..." (Sl.121) Quando levanto os olhos para a majestade do incenso e para o colorido dos araçás que se balouçam ao vento, creio bem que és TU quem vela pelas suas criaturas; quando levanto os olhos para o azul deste fim de tarde, onde os pássaros ainda voam apressados, procurando abrigo, e as sombras do fim do dia começam a descer sobre a terra, creio bem que és TU, meu Deus, quem nos guarda e quem vai permanecer a meu lado enquanto atravessar a noite.De Ti me vem a vida, o auxílio, a companhia, a guarda vigilante, a segurança... Estás aí, na serenidade das coisas criadas, no morrer deste dia e na esperança duma nova manhã. Sê para sempre bendito! E nesta hora de paz sublime, vai subindo do meu coração agradecido, uma alegre sinfonia com que Te canto um hino de louvor! Abençoa este fim de dia e a paz que encontrei. Sei que ficarás velando por todas as tuas criaturas. E também sei que se quiser olhar-Te e sorrir-Te basta procurar a tua imagem no brilho sereno das estrelas com que enfeitas o teu Céu nesta noite que vai chegar!

terça-feira, 27 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...( continuação)

(continuação).....E é com a minnha confiança de filha rebelde que estou a encaminhar-me para Ti. Gostava de que corresses também ao meu encontro, me envolvesses nos teus braços maternais e me cobrisses de beijos...Era assim que gostava de que fizesses a festa comigo! Perdoa, no entanto, tanta exigência. Sei que nada mereço, mas sei também que tudo me queres dar ! Basta que eu volte e me deixe cobrir e inundar pela tua graça e pela tua misericórdia. E neste momento parece até que a festa já começou: o céu cobriu-se de azul, o verde ficou mais novo e o mundo iluminou-se com a paz do teu coração de Pai ! E já Te ouço de novo e uma vez mais a dizer: « Quem for mais capaz que avance com o perdão, quem puder ver mais longe que tome a iniciativa de ir ao encontro; quem tiver um maior coração albergue umma maior misericórdia para oferecer, sobretudo, àqueles que ainda não sabem o que fazem...» É assim, meu Deus, não há mais nada que se possa fazer senão escutar-Te e depois seguir-Te.É este o caminho libertador. É este o caminho que me leva ao teu colo, ao amparo do teu olhar de Pai, ao conforto do teu coração dedeus! Glória Te seja dada por todo o sempre!

A SÓS. COM DEUS...

12 DE MARÇO /2007............2ªFEIRA......16.02H MEU DEUS ESENHOR! Hoje apetecia-me chamar-Te ABBÁ! PAPÁ! MEU QUERIDO PAI! É que neste dia sinto-me...só, desamparada, um pouco assustada,até! Gostava muito de poder sentar -me no teu colo, com aquela muralha dos teus braços à volta de mim, à volta do meu corpo dorido e ficar assim muito tempo, como se fosse na monhanha; na tenda com Pedro e Jesus...Sem descer para os caminhos dos homens, onde sopram rajadas de indiferença, onde as pedras arremessadas matam as florzinhas de amizade que aqui e ali tentam crescer! Sei que estou a querer um absurdo. Sei que a vida é para ser vivida fora da tenda. A vida é para acender luzes na escuridão, é para tirar bem de qualquer mal, é para colher rosas dos espinhos. Mas hoje os meus olhos só reflectem a penumbra do meu coração : nas flores do incenso não lhes vejo a beleza, nem lhes sinto o perfume; no melro preto que saltita à minha frente não sinto a alegria de viver!... Para onde foi tudo? Se "tudo" continua aí? ...No lago da minha alma as águas não reflectem alegria de viver. É só o tal desamparo, uma espécie de neblina que encobre o sol...ou serei eu que estou de porta fechada e sem saber como hei-de abri-la? Estou, porém a ver-Te, Senhor , meu Deus, meu Papá, naquele pai da parábola que todos os dias esperava o filho que andava por caminhos de solidão.

quinta-feira, 22 de março de 2012

A SÓS ,COM DEUS

11 DE FEVEREIRO /2007......DOMINGO....19.50H SENHOR DEUS...Louvado sejas hoje e sempre! Desde o Natal que não escrevo.Que não partilho conTigo a minha vida...Anda tudo um pouco enredado. Vivo com alguma insegurança. "Preciso de Ti"- será talvez a minha principal e única certeza. Caíu a noite sobre este dia chuvoso e o céu carregado de cinzento refelctiu-se na minha alma durante todo o dia.Já a noite que o antecedeu alimentou aquela dor, ali a meio do peito. Porque será que uma dor moral procura sempre aquele sítio para doer ?!É ali assim...um pouco acima do estômago, a meio do peito, talvez muito perto do coração...E a dor vai e vem, voltando sempre àquele sítio. Parece que sabe o caminho e nunca se engana, nem escolhe outro lugar... Esta dor veio de muito longe. Nasceu há aí uns quarenta e tal anos atrás.Era uma jovenzinha casada que vivia sozinha mais uma enorme solidão, uma incurável saudade e algumas vezes também percorrendo um labirinto apertado e confuso, com problemas para resolver e soluções para encontrar. Senhor Deus, sabes bem de que dor é esta de que Te falo. Espero que continues a escutar-me e então, quando vires que já falei o que era preciso, me digas aquelas palavras consoladoras, me dês o antídoto,o analgésico apropriado para que eu, liberta e iluminada, posssa reencontrar em Ti a vontade de viver.Parei umas horas para escutar-Te! E a tua Sabedoria veio como verdade autêntica e libertadora: "- Quem for mais capaz que avance no perdão. Quem se sentir mais iluminado seja o primeiro a derrubar o obstáculo...".Acho que me estás a dizer que sou eu mesma quem tem de " tratar" de tudo. Está demasiado evidente que tudo o que a outra parte devia entender está feito. Nada mais tenho que esperar. Portanto, Senhor Deus, já percebi: se me quiser libertar desta dor, a partir de agora só posso, e devo, contar com a minha maior ou menor capacidade de perdoar, compreender e ultrapassar o espinho que durante tanto tempo viveu escondido. Acho que vou mesmo arrancá-lo definitivamente para que,por causa dele, não venha a perder a minha alegria, a minha liberdade e a minha segurança. Para que por causa dele não impeça o teu sol de brilhar no meu céu e no meu caminho. Glória a Ti, Senhor, por todo o sempre!

quarta-feira, 21 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...

29 DE JULHO /2006.........SÁBADO..........20.25H ....MEU DEUS... O ouro da tarde derrama-se sobre o loureiro. Mais para lá está o azul macio do fim do dia. Em baixo, as boas-noites gritam de alegria na cor garrida das suas corolas. Os últimos trinados embalam estes momentos que antecedem a noite.Sei que estás presente no rectângulo da minha janela e tudo me fala do Criador...Mas ,Senhor Deus, Tu que conheces o oculto, sabes que as tuas belas criaturas não estão a entrar na alma triste e desalentada que hoje trago dentro do peito. Não compreendo este nó, não compreendo este aro de ferro que me está a apertar. Não compreendo esta minha vontade de chorar, Não compreendo porque,tendo tudo, me encontre vazia e sem cor!? A resposta tem de estar algures dentro de mim própria..." Se o mundo em que vives te aparecer agreste e mau, se nele te sentires mal, pensa outra vez!" Pensa outra vez e tenta descobrir porque te sentes sozinha no caminho, porque vais tu em contra-mão, porque preferiste deixar o " bando", que buscas tu que ainda não tenhas encontrado?... Porquê, meu Deus,responde-me!... - Já uma vez te respondi e volto a responder-te:- Não tentes compreender tudo, tenta antes "descobrir" tudo, criando para ti própria aquele caminho que tu unicamente queres seguir. Que ideia real tens do que queres fazer com a tua vida? Pensa nisto primeiro - que queres ser, que queres ter, que queres fazer!...Depois recria, vive, realiza-te e reconhece-te...como uma parte de Mim! E aí , é só seguir em frente!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

A SÓS COM DEUS...

26 DE JULHO /2006 .....4ª FEIRA....16.05H DEUS.... Louvado sejas por este dia!Louvado sejas por,mais uma vez, me ter sido permitido festejar este aniversário!Quinze anos passaram nesta tarde em que certamente, a esta mesma hora, o Tibério partia ao teu encontro... Não é um aniversário de dores. Nem de angústias. Nem de revoltas...Não! É de paz, dessa paz que sempre vem de Ti e que está a tomar conta de tudo. Devido à tua misericórdia sem medida, trago no peito uma ferida que não dói, uma saudade que não oprime, uma ausência que não aflige..." Quando a nossa morada terrena for destruída, temos uma habitação no céu, obra tua, uma casa eterna, não construída por mãos humanas..." Portanto estou sempre confiante e consciente de que ," permanecendo neste corpo, vivo exilada, longe do Senhor..." Mas eu creio que um dia, tal como sucedeu com o nosso querido Tibério, irei morar junto de Ti, meu Deus, para de novo sermos todos UM CONTIGO! É uma certeza que me anima e me alimenta!É uma segurança que me acompanha desde aquele momento em que quiseste segurar a minha mão e me encorajaste a caminhar...O que é SABEDORIA DE DEUS pode ser loucura para nós, mas eu tive a graça de confiar na tua sabedoria, nos teus planos divinos e acredito que tudo o que fazes é bem feito, é perfeito! Se me separei físicamente daquele filho querido foi porque Tu,meu senhor, assim determinaste. Tu que velas até pelos cabelos da nossa cabeça sabes que assim devia ser. Por isso creio em que, junto de Ti, liberto de todo o mal, ele gozará de repouso e da tua glória sem fim. Um dia, numa hora feliz, será , por ventura, a minha vez! Bendito sejas para sempre!

segunda-feira, 19 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...(continuação)

Hoje que recuperei a saúde, sinto a vida a voltar com intensidade e nela volto a acreditar com a mesma força e a mesma fé. Sinto-me, de novo, capaz de fazer o que for preciso ser feito.No entanto, continuo, convictamente aguardadando aquela hora definitiva de partir. Só queria, ardentemente, que ela fosse uma hora serena, um acto natural, sem dores nem amarras, mas de pura e doce confiança.Meu Deus e meu Senhor,temo ainda agora que a minha fé nem chegue a um grão de pó neste imenso universo! Quão insignificantes são ainda o meu querer e a minha determinação!Não sei mesmo se devia pedir-Te perdão de ser assim tão débil, ou se deva antes pedir-Te alento e força para aceitar com serenidade a hora em que me quiseres chamar...Peço-Te as duas coisas, pois como dizia Pedro .« Senhor a quem iremos, só Tu tens palavras de vida eterna!» És a fonte de onde brota a misericórdia, o perdão e o amor pelos homens.. Só quero louvar-Te por tudo: pela saúde e pela vida, mas também por aquela esperança e porque não, certeza, de que me esperas com amor para depois me confortares na tua infinita graça e eu ter então a oportunidade de viver em plenitude a tua presença e a tua doce Paz!Glória a Ti, Senhor Deus, agora e por todo o sempre ! Ámen!

A SÓS, COM DEUS...

14 DE JUNHO /2006.........18H..........4ªFEIRA DEUS SUPREMO!...Limpaste as nuvens do meu céu ! Um vento brando, mas firme, soprou da tua parte e o sol brilhou de novo, as estrelas recuperaram o fulgor e o azul do ar é uma pura safira! Com as nuvens se foi aquela nostalgia que me cobriu nas últimas semanas e que me deixava a alma dividida em duas: uma que queria partir, outra que queria ficar...As saudades já andavam por aí à solta,tomando conta de quase todos os meus actos.Agora sinto um novo começar, um novo acreditar. Mas é tal a surpresa, que ainda não encontrei as palavras certas que te hão-de expressar o que sinto no meu coração.Pressentia a minha viagem com uma certa iminência...Era quase uma certeza. A alma como que clamava por partir, mas eu fingia não compreender. Fazia por não escutar o seu apêlo. A mente argumentava com a falta que eu ia deixar à Luna, ao Bóris,à Duquesa, ao Vítor, às flores, à Sara e aà Rita, enfim, a mente a convencer-me dos seus motivos...E a minha alma como que cedendo, respondeu:« Vá lá, por agora fica tudo como está...» Senhor Deus e Tu que vês o oculto,assistias a tudo. Tu, sendo o dono da vida e da morte, sem intervir, sem decidir o meu destino!...Mas , mesmo assim, é a Ti que agradeço. Acho-me agradecida ao único Ser que tudo dispõe, que conta todos os cabelos da minha cabeça e que vela por todas as horas do meu dia. " - Ninguém sabe o dia , nem a hora. Nem sequer o Filho. Só o Pai é quem tudo determina". Por estes dias em que a saúde do meu corpo não andou a cem por cento cheguei a convencer-me de que tinha recebido o meu primeiro aviso... (continua)

domingo, 18 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS (continuação)

...Mas cavando um pouco mais fundo, começo a descobrir no coração, talvez não medo,mas uma espécie de saudade dolorosa, uma nostalgia que me cobre...Sabes, gostava de poder continuar com a Sara e com a Rita, saborear, de vez em quando, a sua presença; vê-ls crescer, senti-las sonhar!Acho na minha ,sempre grande infantilidade,que elas precisam de mim, que se calhar, com a minha prença física poderia evitar que algo de menos bom lhes acontecesse...Eu sei que é pura ilusão...Por outro lado está o Vítor. Vê Tu, meu Deus, chego também a ser pretensiosa ao ponto de pensar que lhe farei falta. Se calhar até se ia adaptar melhor do que eu suponho.Dirás que eu poderei acompanhá-lo mesmo para lá da morte...Mas sabes também que nem todos os humanos têm essa perspicácia para esse convívio.Depois vêm os meus animais. Quem olharia por eles? Quem lhes iria acudir?E as flores que eu tanto guardo, que alegram as minhas manhãs e as minhas tardes?Não as posso levar comigo!...Será que as posso "ver" depois? E o trinado dos pássaros, do melro e da toutinegra? Não queria nunca deixar de os ouvir...Acho que nem mesmo no céu haverá coisa tão bela! Meu Deus e Meu Amigo, para quê, afinal, dizer-Te tudo isto? - É porque me vais confortar, é porque vais fazer luz no meu Espírito para que eu entenda e aceite o que tiver de enfrentar. E uma coisa começo já a ter como certa: o que é belo não vai perecer! O amor não vai acabar e Tu ficas sempre comigo, seja em que hora viver, seja em que circunstância estiver! TU SEMPRE ESTÁS!!!

A SÓS, COM DEUS

29 DE MAIO /2006 .........2ª FEIRA......13.50H QUERIDO DEUS, MEU GRANDE AMIGO! Bendito sejas neste dia e para todo o sempre! Como Tu sabes, ando de alma cheia de coisas para Te dizer e para Te contar!...Mas para quê dizer-to se Tu tudo sabes e tudo conheces? Se sondas o meu coração até à fibra mais profunda, se melhor que ninguém estás presente e omnipresente em todas as siutações da minha vida?! Senhor! TU ESTÁS!Para quê dizer-Te então que nas últimas duas semanas tenho andado mergulhada num mar de dúvidas por causa do meu corpo que deu sinal de alarme...A mente não quer aceitar que possa ser um aviso de partida, ou até mesmo já o "bilhete de passagem". Que eu possa esta a despedir-me, no cais de partida, para uma nova experiência...A minha alma, essa, tavez se julgue pronta, ou talvez não...Acho que ainda residem, algures na minha pessoa total, certas dúvidas que não estão resolvidas. Será que já experimentei tudo o que vim experimentar?Estarei eu, realmente pronta para a viagem de " regresso"?São estas e outra perguntas que que causam algum receio. E Tu, meu Deus, dirás como já o fizeste noutras vezes:- « Mas, Regina...medo... Medo de quê? Acreditas ou não que saíste de Mim e voltas para Mim? Han? - Acreditas nisto?- Então se acreditas porque metes aqui o medo? Medo de quê, podes dizer-Me?Porque has-de temer, se te está a acontecer a experiência mais sublime que te pode acontecer, de poderes finalmente te encontrar a ti própria, encontrando-te COMIGO !!!» - Pois é, Senhor, tem paciência! Com a doença sinto-me muito frágil e acho que vou perder o controlo. Mas é tua a razão. Toda a razão. Nada há a temer quando se trata de voltar ao teu doce regaço...( continua)

sábado, 17 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS (continuação)

Que somos todos UM acredito. Aceito. É ponto assente. Mas experienciar o que sou através do que não sou continua um pouco vago.Um pouco difícil. É pelo que não sou que tenho de saber quem realmente SOU!Meu deus, quão pequenina fiquei. Sou mesmo aquela velinha de aniversário, acesa debaixo do sol do meio- dia. No entanto, também sei que caminho para Te encontrar. Que para lá do meu corpo e desta terra, estará a vida contigo, duma outra forma, numa outra luz, numa outra dimensão. Isso eu sei que é assim. Tenho a certeza de que é assim. _" A tua vida é o que for o teu pensamento"!- Que bom por ser verdade! Que bom, ainda mais , por sentir esta verddade! Mas, querido Deus,quero saber mais. Por favor, vai falando comigo, vai chamando o meu nome. Não me abandones nunca e, embora a minha fé seja ainda muito pequena,não tenhas isso em conta, Te peço! Mostra-me quem Tu és, mostra-me a forma de descobrir quem sou e o caminho directo e seguro para ir definitivamente ao teu encontro. Tenho saudades de Ti. Quero voltar para casa!

A SÓS, COM DEUS...

8 DE MAIO /2006 .........2º feira.....17.40H MEU DEUS - Continuo neste caminho a procurar-Te. Comecei pela Bíblia, onde tenho aprendido a Tua Palavra. Agora apareceu a obra do Neale que me tem apontado pistas interessantes da tua presença e do teu amor pelos homens e pelas coisas criadas. Em certos períodos da leitura quase que entendo, ou julgo que fico à beirinha de entender o teu raciocínio...depois a luzinha volta a ficar muito ténue e quase apagada. Parece-me que não tenho ainda capacidade para "apanhar a tua linha de pensamento", se assim posso dizer...Falas que a minha vida seráo meu pensamento. Mas, meu Deus, às vezes, nem sequer sei o que pensar...Dizes ao Neale que ele Te pediu, vezes sem conta, que te revelasses na sua vida. E eu acho que nem uma vez sequer ainda, Te pedi tal coisa. Tenho feito exactamente como disseste: " limitaste-te a experienciar e ou adoptar o que outros te propuseram, sem te baseares na tua própria expariência"...É , Senhor, de facto, assim. Recebi de outros os valores por eles defendidos como "certos", escutei a Tua Palavra pela interpretação sugerida por alguém e, com isso tudo fiz ( ou julguei fazer) um padrão de vida que , por minha vez, chego a ter a pretensão de passar a outros ainda...Se Te compadeceres de mim, que sou , na verdade, uma dos mais pequeninos, faz-me compreender, ilumina-me com o Teu Espírito, quero lembrar-me de quem realmente sou mas não sei o caminho para lá chegar. Eu quero chegar perto de Ti, eu quero ficar perto da tua luz. Quero descobrir-Te em mim e quero descobri-me em Ti!

sexta-feira, 16 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...

18 DE JANEIRO /2006.......4ªFEIRA....15.40H QUERIDO DEUS- Nesta momento sinto que a minha vida está cheia de gratidão! É uma tarde de cinza e de frio, mas os pardais balouçam-se no loureiro; por entre o verde da ramagem espreita uma camélia cor de rosa e dos braços da laranjeira pendem os frutos amarelos... Faz hoje doze anos que a Rita nasceu! Está precisamente a ultrapassar agora a etapa da sua infância e a pisar o primeiro degrau da adolescência... Vendo-a crescer, peço-te, Senhor, que lhe dês a tua divina mão, que lhe apontes o teu caminho. Tenho esperança em que ela vai ir ao teu encontro, que acabará por Te descobrir como única meta que vale a pena, como único companheiro que não desilude e que conduz à felicidade definitiva. Querido Deus,abençoa estes verdes anos da Rita e Tu, que és o Senhor da Criação, toma conta dos seus passos. Nesta hora de bênção, em que gozo da tua doce companhia, dou-Te graças por tudo o que generosamente me dás:a vida, a paz, o amor dos que vivem comigo, as cores que me alegram o olhar, o canto dos pássaros que me anima a alma, o perfume que anda no ar, a esperança duma nova primavera!...Sinto que vou caminhando conTigo até ao dia em que, finalmente liberta, do meu corpo físico, Te possa contemplar face a face e Te compreender na tua sublime misericórdia! Obrigada! Muito obrigada, Senhor!

quarta-feira, 14 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...

24 DE DEZEMBRO /2005 ......SÁBADO...11.55H QUERIDO DEUS - estamos aguardando a celebração do teu Natal! Mas a verdade é que o teu natal não acontece só numa data fixada no calendário... Tu nasces sempre que uma vida Te acolher, sempre que um coração fizer espaço... Sinto que comecei a descobrir esta tua dimensão, esta tua fidelidade, esta certeza de que a tua presença na minha vida depende só de mim! Basta que eu queira e TU ESTÁS!...Senhor Deus ,vem nascer no meu pobre coração. Não tenho grandes virtudes com que Te honrar, sou fraca e pequenina, desajeitada e irreflectida, impulsiva e sofredora. Mas, ao reconhecer a natureza do meu " presépio", também me sinto despojada do trivial e sedenta de espalhar alegria, de cultivar a amizade e de apregoar o teu amor! Acredito que só Tu ,meu Deus, podes preencher o meu coração e a minha vida. Toma conta de tudo. Inunda de luz o meu caminho para que eu possa seguir-Te, ou conhecer qual a tua direcção... Quero ser feliz conTigo, quero ser testemunha da tua luz, viver o mandamento novo , como única solução para todos os conflitos. " O VERBO SE FEZ CARNE E VEIO HABITAR CONNOSCO"- foste menino como nós, tomaste a nossa condição para não vermos a tua altura, mas para reconhecermos melhor a nossa pequenez! Quero lembrar-me sempre desta lição de amor e ser-lhe fiel. Quero matar em mim o orgulho para só dar lugar ao teu amor e à tua presença. Quero também nascer nesta noite de Natal para a tua luz, para a tua paz, para a tua vida! FELIZ NATAL, MENINO- DEUS!

terça-feira, 13 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS

1 DE DEZEMBRO / 2005....5ªFEIRA- 12.05H SENHOR DEUS - Venho aqui para Te louvar e deixar registado, por estas simples palavras, todo o meu louvor! Nesta manhã morna e azul, a tua presença querida e real me conforta docemente! Acreditar que TU ÉS e que TU ESTÁS é a mais sublime realidade e a mais serena certeza! Deus, Tu estás comigo! Tu e eu somos UM SÓ! Senhor, que coisa é esta?! Dizê-lo é bom , mas senti-lo ...é muito melhor. Uma borboleta garrida que beija a flor da nespereira também me fala de Ti e a abelhinha humilde e afadigada que também anda de flor em flor é mais uma certeza de que TU ESTÁS. É um momento doce, este em que Te escrevo e Te agradeço a vida. Branco, azul e verde são os tons deste livro que se abre no quadrado da minha janela. Nele Te vejo nas nuvens brancas que o vento leva, no fundo azul que lhes serve de estrada; nas copas verdes que se balouçam na brisa. Tudo me fala de Ti, meu Deus, meu Senhor e meu Criador! Bendito sejas! Obrigada por este " bocadinho de céu" que me deixaste viver nesta manhã!

domingo, 11 de março de 2012

A SOS, COM DEUS...

DIA 23 DE AGOSTO /2005 ...3ª FEIRA...10.10H SENHOR DEUS! Hoje venho saudar-te de manhã. O dia nasceu com o precioso orvalho que nos veio refrescar. Esta chuvinha mansa é para mim uma bênção das tuas mãos! Estava tudo sequioso e triste. Agora, as pérolas da chuva suspenderam-se de todas as folhas e ramos. Há um cheiro fresco no ar e a vida como que se reacendeu nas plantas abatidas.Obrigada , meu Deus! Há também uma outra dádiva tua que Te quero agradecer...Sabes perfeitamente que às vezes, perante uma privação, principalmente com a morte dalguém querido, a nosssa razão deixa de funcionar e o desejo de que a vida volte atrás para vermos e ouvirmos de novo aquele que partiu quase nunca ou mesmo nunca se cumpre.Mas com o "pássaro- cantor" foi diferente. Após me ter mentalizado com a sua partida definitiva, eis que uma madrugada o seu trinado voltou!!!! Fez o coração saltar e tecer o maior agradecimento pelo milagre acontecido. E ainda durante uns dias fiquei ouvindo e sentindo aquela presença. O ar enchia-se daquela fresca alegria, sentia o convite à vida, a confiança ficava fortalecida... Mas como veio, de novo desapareceu e as manhãs agora são apenas surpreendidas por um ou outro cantar, não definido, embora igalmente alegre e gratificante. Senhor Deus, tudo vem de Ti e tudo vai para Ti. Dou-Te graças por todas as tuas criaturas!

sexta-feira, 9 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...

DIA 7 DE AGOSTO /2005....2ª FEIRA...17.20H (continuação) Há apenas uma sombra neste percurso da vida: as florestas sacrificadas pelo fogo devorador. Quase diria que se assiste a um sacrifício inútil, para além da perda de uma riqueza imensa.As matas,os pinheirais, orlando quilómetros de estrada, o perfume exalado após um chuveiro, a verticalidade de dezenas e dezenas de troncos alinhados, pinhal adentro, o habitat de milhares de pássaros, tudo se desfez numas horas. Estamos mais pobres; os homens empobreceram sem se darem conta!!! Mas para completar esta minha meditação olho em frente e, para lá do muro, já posso confirmar que aquelas árvores minha vizinhas, que no verão recente foram dizimadas pela electro-serra, deram lugar a outras jovens árvores que nesta tarde se balançam graciosamente ao sabor da brisa. Obrigada, também , meu Deus por este milagre de renovação. Daqui a alguns dias sei que, se quiseres, me farás levar a tua mensagem a outras pessoas...Sabes que a minha expectativa é sempre que muitos deles se sensibilizem, que fiquem a gostar da Tua Palavra e A adoptem como seu pão e sua referência. Debato-me sempre até onde deverá ir esta expectativa, pois a mim, como Tu dizes, só compete o que compete, ou seja, o que é possível. A Ti, ou de Ti dependerá o resto...Não posso fazer com que todos sintam fome, o que posso fazer é dizer-lhes que o único Salvador que vale a pena, aquele que preenche tudo em todos é JESUS CRISTO, a Tua Encarnação gloriosa! Esta é a minha certeza e a minha segurança. Esta terá de ser a tónica da minha acção junto deles. Conto com a Tua ajuda, como sempre! Não me deixes entontecer pela preocupaçao do discurso. Faz-me antes, portadora da Tua Palavra e da profunda preocupação de A anunciar tão pura e viva como A recebi!

A SÓS, COM DEUS..

DIA 7 DE AGOSTO /2005 ....2ª FEIRA...17.20H Que sejas louvado pelas tuas criaturas, por todos os séculos , sem fim!!!Quero em primeiro lugar falar-te do quanto me deliciaste neste verão: os verdes do quintal, o perfume da madressilva, o colorido cheiroso das boas - noites,o sossego das árvores, a música dos pássaros...as hortênsias brancas e azuis, os hibiscos vermelhos, as sécias cor de rosa...todos são hinos para Ti, meu Deus, que Te deixas encontrar todos os dias nas tuas criaturas!Obrigada também por este sossego, por este desprendimento, esta desocupação interior. Estou livre para pensar, para sentir,para ver e para escutar...Não preciso de nada! Deixa-me ficar assim muito tempo a saborear a vida...todas as horas que me estiverem destinadas.Bendito sejas, Senhor, Meu Deus e meu amigo, pela companhia do Vítor,dos meus animais: a Pituxa , toda negra e humilde que nos acompanha por todo o lado; a Luna branca e pesada que sem gostar do colo quer estar sempre comigo, o patusco do Bóris que me visita frequentemente e gosta de me morder as mãos quando, mimoso, se rebola no tapete; a Duquesa,gatinha cor de tigre, minha companheira de há catorze anos; a tartaruga "Elias" que todas as manhãs me aguarda, de cabeça fora de água, perscrutando os meus passos e aguardando a minha saudação de bons dias... Ests são os que , dia a dia, enchem a vida e vão colorindo as minhas horas. Gosto de viver assim, nesta quietude, longe do bolício e do corre-corre,atrás de não se sabe bem de quê, nem para quê...Aqui Te encontro melhor, não porque estejas mais aqui do que ali, mas porque estou eu mais livre para Te encontrar.

terça-feira, 6 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...

5 DE FEVEREIRO /2005 ....SÁBADO-16.30H MEU DEUS E SENHOR Precisamente uma semana sobre a última vez que Te ecrevi, cá estou de novo.Ainda não abordei conTigo o facto de ter ido falar às pessoas( na homilia dominical). Parece-me,neste momento, ser impensável, que mesmo naquele dia não o tenha feito.Mas não só não o fiz, como não mais pensei seriamente no assunto!... Perdoa-me , Senhor, ser tão estouvada e tão distraída! Não sei como ainda tens paciência comigo ? !... Só porque a tua misericórdia é infinitamente superior à minha pequenez! Revendo conTigo aqueles momentos: sabes que nos instantes precedentes eu senti toda a minha pequenez e fragilidade. Um frio intensíssimo percorria todo o meu ser. Achei, por momentos, que não ia resistir... Mas, depois de avançar, a verdade é que nunca mais pensei se era ou não pequena, se era ou não capaz. Falei. Pus o coração em partilha com todos e com tudo o que nele continha.E a voz soltou-se e fiz-me pregoeira da Tua Palavra. Tu estavas ali comigo. Se não estivesses, sei - o bem,nada tinha sido possível. Ao terminar, estava calma e assim fiquei até ao fim da Eucaristia. Creio que era a tua paz a confortar -me e a tua mão a segurar na minha. Senhor , Tu és meu Deus! Glória e louvor a Ti para todo o sempre!

sexta-feira, 2 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...

30 /JANEIRO/2005 ..........6ª FEIRA - 18.25H MEU SENHOR E MEU DEUS Como sempre ,quando tenho algo por resolver volto-me para Ti. Acho que faço tal e qual aquela criança que , ao sentir-se com medo, corre para o colo da mãe. Desta vez não é bem " medo"! Tu sabes!Também nem sequer é dor ou sofrimento. Será talvez responsabilidade. Pediram-me para eu falar de Ti perante uma assembleia dominical e, conquanto me sinta contente, há em mim um vago receio de não saber dizer o que é preciso,de não saber tocar o coração daquelas pessoas!... Claro, claro,à luz da fé nada disto tem sentido. Já ouvi a minha consciência a falar, a aconselhar-me a confiar no teu Espírito e dizer apenas o que Ele me fizer dizer. Mas... levanta-se a dúvida: preparo-me ,ou dou um salto no escuro? Seria delicioso ir " em branco" e depois só emprestar a minha voz para que Tu, meu Deus, fosses o prelector principal e aí, sim, o coração dos que ouviam havia de responder! - " E qual é o teu problema? Achas que se fores tu,não vais obter esse resultado?E tens medo de perder o quê? O teu prestígio, a tua imagem de perfeccionista?" - É verdade, Senhor, eu nada tenho a perder, desde que faça tudo o que estiver ao meu alcance. E se é em teu nome que vou falar, se é pela minha boca que vais falar, só me coloco à tua inteira disposição. Ajuda-me, no entanto, a confiar, a ser serena e a ser para os meus irmãos (...) a imagem do meu Deus, o testemunho de Jesus, Teu Filho e nosso Salvador!Fico esperando que mandes o teu Espírito para que eu encontre força e faça o que tem de ser feito. Meu deus, confio em Ti. Dá-me a tua mão para eu não vacilar!

quinta-feira, 1 de março de 2012

A SÓS, COM DEUS...

25 DE DEZEMBRO /2004 .........DOMINGO-19.10H MEU DEUS MENINO - Já é quase fim de dia neste teu Natal.Só agora venho a esta nossa conversa de amigos. Primeiro que tudo quero felicitar-Te por teres mais um aniversário e agradecer-Te por teres nascido para nós. "UMA GRANDE LUZ NASCEU NAS TREVAS, E UM MENINO NOS FOI DADO!" Esta foi a frase que encimou todas as minhas mensagens de amizade neste teu natal. Tu és a grande luz que iluminou as trevas do meu caminho. Antes de Te conhecer a minha vida era sombria e confusa. Falavam-me de um deus, mas esse deus era distante e escondido. Desde aí que Te procuro e desde então Te tens revelado de mil formas diferentes e tens deixado que eu, na minha grande pequenez, Te vá encontrando, Te vá descobrindo e conhecendo. Meu Deus , eu amo-Te, quero que o teu reino venha à minha vida. Ajuda-me a transformar o meu coração numa morada em que gostes de permanecer."SE ALGUÉM ME AMA, OUVIRÁ A MINHA PALAVRA, MEU PAI O AMARÁ E NÓS VIREMOS A ELE E NELE FAREMOS MORADA!" - Foram estas as tuas palavras, de resto consoladoras e cheias de promessas. Gosto de ouvir a tua Palavra, não me canso de ouvir a tua Palavra.Quero, portanto, sentir-me amada pelo Pai e ser morada vossa para todo o sempre. Preciso, no entanto, da tua ajuda e da tua luz. Sem Ti, meu Deus,nada posso fazer. Peço-Te, em nome de Jesus, que olhes para mim e me dês o favor da tua luz para que eu possa encontrar o teu caminho.Preciso sempre de Ti, meu Deus e nunca posso afirmar que a luz que tenho já basta, que o caminho que descobri está definitivamente encontrado.Acredito que a minha vida será procurar-Te e que só poderei repousar quando Te encontrar e quando Te puder olhar, olhos nos olhos, para todo o sempre!Obrigada por nos dares Jesus! O doce Jesus de Belém, de Nazaré, de Cafarnaúm, de Jerusalém, de todas as terras e de todos os corações que aceitavam o seu projecto de salvação.Neste Natal, como sabes, senti paz, serenidade, esperança... Mas faltou-me alegria.A alma estava caída, sem vibrar e do meu peito não saíu qualquer apêlo. Porquê, meu Deus ? O que me está faltando? O que me está faltando para além de Ti? Talvez a presença dos mais queridos, ou talvez seja apenas desilusão com o mundo e com os homens, ou até comigo própria ?!...Algo esteve partido dentro de mim. O momento de maior bem - estar foi quando, com os amigos, escutei e partilhei a tua doce Palavra, no grupo bíblico. Aí senti profundamente a bênção e o conforto da tua presença. Vem nascer no meu coração, vem nascer e viver na minha vida! Tu és o meu único Salvador. Parabéns! Menino Jesus, Menino- Deus! no teu natal de 2004!