domingo, 29 de abril de 2012

A SÓS COM DEUS

5 DE JANEIRO /2011.......13.40H.....4ª FEIRA.... QUERIDO DEUS...Os homens precisam de contar o tempo! Tu, não!És todo o tempo: o presente , o passado e o futuro. ÉS, simplesmente! Mas a humanidade gosta de marcar tabelas: o antes, o depois, o agora,o logo, o amanhã...Daí que há poucos dias o mundo se tenha acendido e incendiado num festival de gritos , berros e pirotecnia, desde a longínqua Austrália até à aldeia mais pacóvia de qualquer localidade, incluindo estes Açores quase pobres e quase tristes que também fizeram questão do champanhe, das passas e do réveillon ridículo para as senhoras queques e maridos...Pronto! Depois desta algazarra toda ficou assente que este é o ano dois mil e onze depois do nascimento de Cristo e que, como em outro ano qualquer, este é o mês de janeiro, o primeiro dos doze.São estas as contas dos homens! E aqui estou eu, diante de Ti, meu Deus, entre a dúvida e o alívio, entre o sofrimento moral e a esperança de que com a tua ajuda e intervenção eu consiga encarar a vida com mais fé e energia; com maior determinação e confiança. Apesar de tudo, deixo que a confiança cresça e tome conta de tudo:« Ainda que atravesse vales tenebrosos de nenhum mal terei medo; a tua vara e o teu cajado me dão confiança ».Bendito sejas, meu Deus, por este dia e por esta tarde em que me sentei perto de Ti e Te abri o meu coração sem sol.Assim, com as portas abertas de par em par, talvez a luz da tua presença venha dissipar as sombras e a minha esperança brote, vigorosa e decidida para me acalentar.Olho através da janela. Lá fora as copas verdes dançam ao som do vento que passa, brincalhão e impetuoso. O azul quase branco do céu espreita, de vez em quando. Um pio de ave, aqui ou acolá! E eu, Senhor Deus, dou-Te graças por este doce momento de PAZ!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A SÓS COM DEUS

DIA 23 DE DEZEMBRO/2010....15.31H....5ª FEIRA... QUERIDO DEUS..." E O VERBO SE FEZ HOMEM E VEIO HABITAR ENTRE NÓS". - Pela fé que me deste é esta a doce realidade! É uma realidade sempre nova e compensadora! Bela e irrepetível! Lá fora sopra o vento molhado deste dia triste.A chuva, de vez em quando, mistura os seus fios de água com as rajadas que correm pelos telhados e pelas copas das árvores.O céu, vestido de cinzento escuro, escondeu o sol. E, dentro de casa, só chega uma luz baça que não dá para encher os cantos deste quarto. Adeja também uma certa tristeza, uma nostalgia não se sabe bem de quê ou de quem?! A saúde não é , presentemente, a melhor que se podia esperar... Mas "o Verbo encarnou e veio habitar connosco" torna-se num bálsamo suave escorrendo sobre a minha realidade.É uma alegria branda mas persistente que mantém aceso o facho da esperança e da certeza da tua presença. Fizeste-Te um de nós para Te olharmos frente a frente,olhos nos olhos,eu até diria de igual para igual(!) Estás aqui comigo, não importa nem o tempo nem as condições. Simplesmente estás e eu Te agradeço. Te agradeço e Te peço que nesta comunhão fiquem incluídos todos os amigos e os menos amigos, o Marcelo e a sua família, o Vítor, os nossos animais e as nossas árvores. Tudo em uníssono, cantando louvores ao Deus / Homem que vem para ser recebido e escutado, que vem propor uma aliança com o projecto amoroso da libertação e da felicidade para cada criatura!Este amor tem de ser alargado a todas as criaturas, deixando crescer a harmonia de toda a criação.E só quando o homem abrir assim o coração é que o teu doce Reino será realidade plena entre nós!

terça-feira, 24 de abril de 2012

A SÓS COM DEUS...

DIA 21 DE NOVEMBRO/2010.....16.17H....DOMINGO.... MEU DEUS...Já se passaram alguns meses desde a nossa última conversa.Como é que isto é possível? Como pude estar tanto tempo longe do teu regaço, escondida, ou separada da tua luz, privada da tua doce companhia? Bem... A verdade é que pela misericórdia que Te é peculiar, não tem de haver necessáriamente um registo escrito para que Tu, meu deus,estejas presente e Te manifestes na minha vida. E assim, de facto, aconteceu! Estiveste comigo e eu conTigo sempre que me escutei a mim própria, sempre que olhei e tratei das flores, sempre que sorri ao meu irmão, quando subi acima das nuvens, naquelas viagens para e de Lisboa; quando as pombas vieram comer à minha beira no parque das Caldas, quando estive com aquela criança numa tarde também de domingo, no jogo que ela me propôs jogar,quando entreguei a Pituxa, A Luna e o Bóris enquanto viajava, enfim... foram muitas as circunstâncias e os momentos em que a minha vida repousou em Ti.Só não foram verbalizados os sentimentos que daí sempre advêm. Mas hoje, pego de novo na caneta e faço como é meu hábito e necessidade quando estou em frente duma tarefa que me aparece e que vejo como " uma montanha" intransponível face à minha limitação e pequenez! Está aí mais uma semana em que a Tua Palavra deverá ter a primazia e todo o espaço e todo o esforço e toda a dedicação possíveis. Vou segurar com mais força na tua mão e procurar sentir que serás Tu, meu Deus, quem vai por na minha boca o que queres que em teu nome seja dito. Eu só disponibilizo a minha voz e os meus sentidos, pois quanto ao Espírito creio que cuidarás dele e pô-lo-ás ao Teu Serviço!

sábado, 21 de abril de 2012

A SÓS COM DEUS

28 DE AGOSTO/2010..........18.05H..........SÁBADO.... ...DEUS DA VIDA! Este agosto que eu julguei interminável está finalmente a expirar...Na verdade, a tua sabedoria me aponta que a vida é o que fizermos com ela. Tudo vem de dentro para fora, tudo tem o seu nascimento no coração.Não é , portanto, o mês que é interminável, não. Dentro de mim é que gira o desassossego, um estar/ não estar, um querer/não querer que me faz saltitar de lado para lado, de coisa para coisa. Tempo, mesmo , é o que não tem faltado. O que não tam havido é serenidade interior,para me por de harmonia com o que vai acontecendo.Não tenho conseguido concentrar-me senão por curtos momentos. A mente e o coração não conseguem ir no mesmo sentido, e o corpo, esse, não quer mesmo tomar qualquer iniciativa. Dói-me o peito, sinto-me pesada e sem força! Eu sei que a harmonia vem à minha vida quando a mente,o coração e o corpo se puserem todos de acordo. Mas, por enquanto, não é isso que está a acontecer. Quem me dera descobrir o segreso, a poção mágica que trouxesse alegria ao meu coração! Tenho a certeza de que se não me vier de Ti , não me virá de mais lado nenhum. Assim vou aguardar serenamente que olhes na minha direcção e me ensines mais uma vez os teus caminhos de paz! Só Tu, Senhor, podes afastar esta melancolia tão pesada que cobre completamente o meu céu: esta espera de nada que não me dá sossego, este viver desapontado em que se estão a tornar os meus dias e esta solidão densa e demorada que se abateu na minha alma entristecida! Só Tu Senhor me virá o auxílio, a esperança, a segurança e a alegria de viver. Vou continuar a esperar e a confiar na tua misericórdia!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A SÓS,COM DEUS...

29 DE JULHO /2010...........18H............5ª FEIRA........SENHOR!......Mesmo sabendo que não és responsável pelas angústias dos homens, mesmo sabendo que a nossa vida depende apenas das nossas acções, sejam elas quais forem, mesmo sabendo que o nosso pensamento é a origem e fonte dos nossos actos, te peço,olha mais uma vez para aqueles que vivem cansados da vida, sem força para lutar, sem esperança a que recorrer...Eles até chegam a acreditar que és Tu, Senhor, " quem manda as dores e os problemas para os castigar" de qualquer coisa que nem sequer sabem bem o que é...Tem, mais uma vez, compaixão destes seres humanos que não conseguem acertar com o caminho e não sabem como hão - de encontar-Te. Ontem, só no dia de ontem,tive na minha frente duas mulheres, ainda novas,mas esfaceladas pela vida, derrotadas pelos problemas, desfiguradas pelas lágrimas que lhes caiam pelas faces sem alegria. Subjugadas ao peso dos seus destinos desfiaram o rosário de dificuldades,dissabores e injustiças de que se sentem vítimas. E no fim de semana passado , ainda outra mulher que, na solidão e nos seus medos, enfrentava sozinha o pavor do exame no hospital e do respectivo resultado, sentindo-se perdida no labirinto da sua existência e das suas dúvidas. Meu Querido Deus! Tu és tudo e tudo podes. Tu estás em tudo e nada é sem Ti.Pois então, por favor, manifesta-Te a estes que sofrem e manda-lhes o bálsamo da tua misericórdia! Diz-lhes uma vez mais , como fizeste comigo: «- Não te assustes; não te assombres porque Eu sou o teu Deus: Eu te amparo, te ajudo e te sustento com a força da minha dextra vitoriosa! » . E BENDITO SEJAS ATE´AO FIM DOS TEMPOS. ÁMEN.

sábado, 14 de abril de 2012

A SÓS COM DEUS...

15 DE JULHO /2010.......13.55H.....5ª FEIRA... SENHOR MEU DEUS....Gostava de Te falar outra vez de Jesus! Da solidão em que viveu os últimos temppos. Jesus "rompeu" com quase tudo, sem fazer, no entanto, rupturas com ninguém.Mas, rompe com o templo, com os sumos sacerdotes e anciãos, com os fariseus e herodianos, com os saduceus; rompe também com os escribas! Jesus fica complpetamente na contra - mão, vivendo na sua terra e no seu tempo. A sua mensagem não se ajustava ao figurino estabelecido na sua comunidade. Jesus não era do templo, mas sim da sinagoga. Era um Homem de proximidade, não de cátedra, nem de altar! Era o pobre dos pobres,não dos " eleitos", dos privilegiados, nem dos doutores. Mesmmo assim , um dia, todos O abandonaram; Jesus na contra - mão e absolutamnete só , pendurado da cruz,chegando mesmo a penasr que Tu , meu Deus O tinhas também abandonado! O seu último grito foi para Ti, sua única e última esperança de conforto. E Tu, Senhor Deus, como sempre fazes, acolheste Aquele teu Filho no teu regaço divino.Aí está diante dos meus olhos este livro aberto que me deixou Jesus: fidelidade à sua fé e ao seu estilo de vida; segurança nos momentos de escolhas difícéis e a confiança ilimitada em Ti, como quem sabe que pode sempre contar com o Pai que tem!Bendito sejas por me teres dado Jesus e por me teres dado a fé que me tem trazido até Ele; por continuares a permitir que eu veja o suficiente para me orientar pelas marcas dos seus passos e procure acertar o meu caminho pelo caminho d'Ele. Jeus é o Mestre que mandaste, é o Amigo que me ofereceste; é a plenitude da minha vida! Com Jesus, quero chegar a Ti e com Jesus encontrar a tua Salvação.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A SÓS COM DEUS...

29 DE JUNHO /2010.........17.05H.....3ª FEIRA.... MEU BOM DEUS... Li hoje que Jesus chegava a temer a tua voz de trovão!!! Fiquei impressionada, pois não é essa a voz que eu escuto quando Te chamo e Te peço que me ajudes ou me confortes!Que me ilumines ou que me respondas! Aos meus ouvidos, ou será ao meu coração?, chega uma voz suave, serena , firme e transparente. Uma voz inconfundível e insubstituível! A tua voz de Deus! Porque ouviria Jesus um som de penedos a cair, de penhascos a rolar? Bem, estarás a dizer-me: « Não te esqueças de que estás a ouvir e a ver pelos ouvidos e pelos olhos de Norman Mailer e que cada um vê, ouve e sente Deus tal como cada um O vê, O ouve e O sente."Aparecer-te-ei tal como Me vês"». Que sentiria Jesus nesse dia em que Lhe disseste que Ele era o Teu Filho e qual deveria ser a sua missão na vida? Acho que afinal será o que dirás a cada um dos teus outros filhos que vão chegando aqui: também lhes estarás dizendo : - a tua missão é esta, o teu desempenho será este ou aquele.Mas eu me pergunto:- É possível que eu tenha sabido alguma vez qual a tarefa que trazia quando aqui cheguei? Vim porque quis ou alguém ,ou alguma força me obrigou? Será que tenho consciência do que vim realizar? Tenho, isso sim,consciência de tudo ter feito pelo melhor, de tudo ter o máximo da minha capacidade de momento. E algo me diz que uma vez a tarefa acabada, não irei querer repetir a vinda a esta margem. Fiz, está feito. Embora sabendo que nada se repete, eu não quero voltar a esta dimensão. Apetece-me ficar do outro lado, com outro horizonte e outros apelos." A tua vida será o que for o teu pensamento", dirás Tu, meu Deus. E porque Tu o dizes , eu o creio. Aceito esse destino na certeza de que o viverei conTigo!

terça-feira, 10 de abril de 2012

A SÓS COM DEUS...

5 DE MAIO /2010.........4ª FEIRA.....17H QUERIDO DEUS...Vou agora encetar o último capítulo deste já longo diário.Por sinal traz a fímbria cor de cinza; é o tom da saudade, é aquele sentimento indefinido de quando qualquer coisa vai terminar!... Vai terminar , sim, na finitude deste caderno mas vai prosseguir naturalmente noutros moldes ou noutro lugar.Gosto de saber, de dentro do coração, que tenho um Deus que me ama e me escuta, que me alenta e me compreende, que está comigo e me completa! É este Deus companheiro que eu quero ter. E não foi feito à minha medida, ou segundo o meu gosto. Acredito que Ele é assim mesmo, o máximo de tudo em tudo. E é assim mesmo porque um verdadeiro Deus não poderia ser de outra forma. «- Aparecer-te-ei tal como Me vês!»- creio que só um Deus como Tu poderia dizer aos homens palavras como estas. Ninguém ainda foi capaz de dizer melhor. Por isso eu sei que vem de Ti esta certeza de que Deus é para mim tal como O vejo: único e irrepetível, uno e dividido, omnipresente e individual! Meu querido Deus, minha força, minha certeza e minha fé! Bendito sejas em nome de Jesus! Tenho andado mais calada , é certo. Mas não quero deixar apagar-se esta chama que , uma vez por outra, me conduz, ou me convida, a esta intimidade conTigo. Que conforto me vem da tua doce presença! Que espanto é este que me causa a tua discrição e o respeito que guardas pelo meu silêncio, ou até pela minha ausência! Sempre que volto , aqui Te encontro, total e disponível, atento e solícito. Louvado sejas, hoje e sempre! Obrigada pela vida que me dás!

terça-feira, 3 de abril de 2012

A SÓS COM DEUS (continuação)

Meu Senhor, meu Deus da vida, graças Te dou por quereres ficar ao meu lado, com o conforto da tua presença e a ternura do teu olhar! Deixa que pare os meus olhos nos teus e deixa passar para mim a luz que de Ti emana ,a compaixão que consola sem aviltar e a misericórdia que ofereces sem nada cobrar.Quero mergulhar neste manancial de amor para quando emergir da tua graça sentir toda a vitalidade e firmeza para os dias menos claros. Meu Deus, creio que és e serás a minha força. Quero contar sempre conTigo tanto nas alegrias como nas tristezas. És a minha rocha, a minha pedra angular, a montanha, a tenda e o templo do encontro. -" Quem Me ama escuta a minha Palavra, meu Pai o amará, nós viremos a ele e nele faremos morada". - Quero que também a minha vida seja o templo, o local permanente de encontro, residência da tua bondade e misericórdia, em todas as estações, em todos os dias e noites que eu tiver ainda que permanecer aqui. Bendito sejas , meu Deus, por teres olhado na minha direcção e sobretudo, Te agradeço por o meu coração Te ter escutado e acolhido! Bendito sejas, Deus da Vida, hoje e sempre!

A SÓS, COM DEUS...

27 DE DEZEMBRO /2007.....16H.....5ª FEIRA ...DEUS DA VIDA... De ti eu vim e para Ti vou voltar! E entre vir e voltar está o sinal da tua presença na minha vida.És um Deus / Emanuel, vieste nascer como nós e entre nós.Cada um é parte de Ti e todos somos Tu! " O Verbo se fez carne e veio habitar connosco"- Estás aqui, juntinho a nós, e dentro de nós! E é esta certeza que se torna fonte de alento e confiança. Sei que Te vou ter sempre comigo e conto com a tua protecção, com o teu cajado e e tua vara para ter confiança e serenidade! Eu sei que vai ser assim. E sei como se já estivesse a viver antecipadamente estes mmomentos que vão vir... A minha alma confia mas também intui. E algo me diz que se prevê aí uma qualquer tempestade. Sei que a teu lado vou vencer, mas a previsão do sofrimento deixa-me constrangida. E embora saiba e aceite que primeiro se faça como Tu queres, quem me dera afastar para bem longe este manto espesso e baço de nuvens que estão a cobrir o meu céu! A tarde escurece rapidamnete, os bagos da chuva começaram a orvalhar os ramos verdes do incenso. A aragem sopra forte, mas como uma canção dolente e macia.É um apelo para confortar a alma e não deixar entristecer o coração.Um coração triste não vai mesmo servir para nada; não dá vida, não tem cor e perdeu o sentido; não partilha nem recebe.E a alma, sem conforto, nem confiança, é incapaz de dar alento ao coração!Sendo assim, a solução será tratar bem da alma para que o coração se possa tornar no motor gerador de vida e de força!

domingo, 1 de abril de 2012

A SÓS COM DEUS....(continuação)

Assim vou pensar muito no que me dizes, vou decidir afastar a alma e o coração dos meus pensamentos tristes, vou poupar esta parte de mim, em Teu Nome! Quero estar alegre conTigo,quero confiar na tua exortação , para ser feliz. Quero fazer tudo conTigo! Sei que me acompanhas agora e sempre e que quando a tristeza vier de novo bater-me à porta, talvez bastará um só olhar teu para que me lembre do meu propósito deste momento: " anima a tua alma e consola o teu coração". Se eu animar a minha alma estarei a estimar aquela parte que me deste de melhor, pois é por ela que Te procuro e Te econtro.Se eu consolar o meu coração, estarei a preparar o melhor lugar da minha vida para viver conTigo, para Te poder escutar, para continuar a guardar ciosamente as tuas Palavras de Amigo! Se calhar, nada disto fará sentido na nossa linguagem humana. Mas Tu, meu Deus,que tudo conheces, que tudo compreendes e que tudo sabes, aceita estas minhas humildes pretensões e estou mesmo a ver o teu sorriso carinhoso dando-me força e confiança. É a tua mão que, segurando as minhas, me incita a continuar, me convida a acreditar e me vai preparando, passo a passo, para a grande viagem que se aproxima e que, estou certa disso, me libertará! Louvor e graças para Ti, meu Deus, hoje e para sempre!

A SÓS, COM DEUS...

23/10/07........16.30H....3ªFEIRA ...QUERIDO DEUS...Estou "infinitamente" grata e agradecida por me teres deixado a tua Palavra. É d'Ela que me alimento, é por Ela que me oriento, é d'Ela que quero sempre viver!-" Sede agradecidos,em tudo dai graças!" Eu sinto forte necessidade de manifestar aos outros e a Ti esta alegria sentida, que nasceu exactamente da fonte de Tua Palavra.Mesmo agora, ao sentir-me invadida por uma certa melancolia, um certo desânimo de viver, um certo desgaste causado pelas dores que vão macerando o corpo, aqui e ali, abri a minha Bíblia com aquela expectativa consoladora de que, fosse o que fosse que encontrasse, me havia de confortar, não viesse isso mesmo de Ti próprio. Então em Ben Sira,30,21-23 me dizes:« -Não abandones a tua alma à tristeza, não te atormentes a ti mesma em teus pensamentos. A alegria do coração é a alegria do homem,e a alegria do homem aumenta a sua longevidade. Anima a tua alma e consola o teu coração e afasta a tristeza para longe de ti, porque a tristeza faz morrer a muitos e nela não há nenhuma utilidade...». - Meu Deus e Meu Amigo, quem diria melhores palavras que estas? Quem diria de melhor forma o que aqui está dito? Não acho possível. Tu falas ao mais fundo do meu coração, exactamente porque só Tu o conheces. Conhecendo a minha alma como ninguém meigamente me convidas a que a proteja das tristezas da vida, me aconselhas a que poupe a minha alma ao tormento de estar triste. Já que " estar triste" não sereve mesmo para nada.