Criticar é analisar e esmiuçar uma coisa, para a compreender melhor.
A LEITURA CRÍTICA DA BÍBLIA é o contrário da leitura ingénua: não fica parada na casca, na aparência, mas procura penetrar no texto, a fim de o compreender a partir de dentro e em relação com a situação histórica e social em que ele nasceu.
Tudo isso é feito para descobrir o essencial da Bíblia como Palavra de Deus, separando-o daquilo que é aparente, passageiro, e que pode caducar.
LEITURA CRÍTICA é o esforço da fé para buscar as suas próprias raízes, procurando o projeto que Deus faz e propõe para a realização da Vida.
TRÊS COISAS SÃO NECESSÁRIAS:
- Primeiro: criticar a realidade em que vivemos... Ter consciência donde partimos para ler a Bíblia... saber o que nela procuramos.
- Segundo: ... deixar que o texto diga o que tem a dizer , e estar dispostos a que o texto nos ensine algo de novo e importante... Em resumo: O que diria o texto naquele tempo? E o que nos diz hoje?
- Terceiro: Procurar compreender o essencial. A Bíblia é a revelação do projeto de Deus, que é liberdade e vida para os homens. Como compreendeu, e viveu esse projeto o povo daquele tempo? Quais foram as dificuldades e lutas que tiveram de vencer para conquistar a liberdade e a vida que Deus dá?
Quais as dificuldades e lutas que nós enfrentamos para que o projeto de Deus seja realizado hoje?
De: CONHECER A BÍBLIA