quinta-feira, 30 de novembro de 2023

LEITURA CRÍTICA DA BÍBLIA


 Criticar é analisar e esmiuçar uma coisa, para a compreender melhor.

A LEITURA CRÍTICA DA BÍBLIA é o contrário da leitura ingénua: não fica parada na casca, na aparência, mas procura penetrar no texto, a fim de o compreender a partir de dentro e em relação com a situação histórica e social em que ele nasceu.

Tudo isso é feito para descobrir o essencial da Bíblia como Palavra de Deus, separando-o daquilo que é aparente, passageiro, e que pode caducar.

LEITURA CRÍTICA é o esforço da fé para buscar as suas próprias raízes, procurando o projeto que  Deus faz e propõe para a realização da Vida.


TRÊS COISAS SÃO NECESSÁRIAS:

- Primeiro: criticar a realidade em que vivemos... Ter consciência donde partimos para ler a Bíblia... saber o que nela procuramos.

- Segundo: ... deixar que o texto diga o que tem a dizer , e estar dispostos a que o texto nos ensine algo de novo e importante... Em resumo: O que diria o texto naquele tempo? E o que nos diz hoje?

-  Terceiro: Procurar compreender o essencial. A Bíblia é a revelação do projeto de Deus, que é liberdade e vida para os homens. Como compreendeu, e viveu esse projeto o povo daquele tempo? Quais foram as dificuldades e lutas que tiveram de vencer para conquistar a liberdade e a vida que Deus dá?

Quais as dificuldades e lutas que nós enfrentamos para que o projeto de Deus seja realizado hoje?

De: CONHECER A BÍBLIA

terça-feira, 21 de novembro de 2023

POR ONDE COMEÇAR?


 É muito relativo determinar por onde se deve começar a leitura da Bíblia. Depende muito da realidade e da experiência de cada comunidade ou de cada pessoa. Entretanto, arriscamo-nos a dar uma sugestão...


Portanto para quem inicia a longa tarefa de percorrer a Bíblia, para nela desvendar a vontade de Deus, fá-lo-á com mais segurança e luz, se começar a lê-la e estudá-la a partir de um primeiro contato com o seu personagem central: JESUS.


O livro que mais se presta para esse primeiro contato com Jesus é o Evangelho de Marcos.

... foi o primeiro Evangelho a ser escrito; é o mais curto e o mais simples dos Evangelhos; Marcos tem como objetivo justamente responder à pergunta: « QUEM É JESUS?»


DE. Ivo Storniolo -Euclides Balancin em CONHECER A BÍBLIA

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

O QUE SÃO OS EVANGELHOS?


 EVANGELHO é uma palavra grega que significa « Boa- Nova ».


Os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João são escritos que nasceram em comunidades cristãs particulares, refletindo as suas necessidades, os seus problemas e o seu compromisso de fé com Jesus Cristo. Bem cedo esses escritos começaram a circular em outras comunidades, e logo se tornaram património de toda a Igreja.


Depois da morte de Jesus, os discípulos continuaram a sua obra, anunciando a pessoa de Jesus e reunindo comunidades para viver um estilo de vida de acordo com a palavra e ação de Jesus.

                                                                ....

Depois disso , começa uma etapa de catequese ... É a esta etapa de catequese nas comunidades que remontam as tradições orais e os primeiros escritos que formaram mais tarde OS EVANGELHOS.

Conforme em "CONHECER A BÍBLIA". Edições Paulinas

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

CÂNTICO DOS CÂNTICOS: A EXPERIÊNCIA DO AMOR


 
O título deste livro, bem traduzido, seria « o cântico por excelência» ou o « mais belo  cântico».

Na verdade trata-se de uma coleção de cantos populares de amor ( usados talvez nas festas de casamento, onde o noivo e a noiva eram chamados rei e rainha).

Um redator reuniu todos esses cânticos, formando uma espécie de drama poético, e atribuiu o escrito ao rei Salomão, que foi em Israel o patrono da literatura sapiencial. A forma final do livro , de altíssimo valor poético, remonta ao século V ou IV A. C.

Como interpretar o Cântico?

Em primeiro lugar, trata-se dum livro sapiencial, que aborda a mais profunda, universal e significativa experiência humana: O AMOR. Porém de que amor se fala: do humano ou do divino?

Podemos dizer que Cântico celebra  inseparavelmente os dois, pois  o homem, com toda a sua humanidade, é imagem e semelhança de Deus...

Texto de: CONHECER A BÍBLIA

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Lavar os pés aos irmãos


 " Lavar os pés aos irmãos" é o mesmo que Amor/ Serviço , e era este o AMOR de Jesus!

A água é para purificar, para servir, para matar a sede, para criar abundância...

"SETE" CÂNTAROS DE ÁGUA :

"1- Lavemos os pés aos nossos idosos, sós e abandonados ...

2- Lavemos os pés aos jovens que vivem sem entusiasmo nem perspetivas de futuro ...

3- Lavemos os pés aos garotos da rua, sem família,  sem mimos nem carinhos, aprendizes da delinquência...

4- Lavemos os pés aos alcoólicos, nossos irmãos e, aproximando-nos do seu coração, procuremos conhecer e compreender as pressões, os fracassos e as lutas que os levaram a essa situação degradante.

5- Lavemos os pés aos nossos irmãos sem trabalho e sem salário e aos que são ameaçados por um futuro incerto...

6- Lavemos os pés aos doentes da Sida e a todos os toxicodependentes.

                                                               ...

7- Lavemos os pés aos emigrantes que chegam ao nosso país e à nossa cidade, em busca dum futuro melhor..."

sábado, 30 de setembro de 2023

POR ONDE COMEÇAR ?


 É muito relativo determinar por onde se deve começar a leitura da BÍBLIA. 

Depende muito da realidade e da experiência da cada comunidade ou de cada pessoa...

A BÍBLIA , biblioteca do Povo de Deus converge para um centro que ilumina o passado e o futuro : o mistério pascal de Jesus...

...

É em Jesus Cristo que a história do povo do A T vai adquirir o seu significado pleno dentro do projeto de Deus...

Portanto, quem inicia a longa tarefa de percorrer a BÍBLIA para nela desvendar a Palavra de Deus, fá- lo -á com mais segurança e luz, se começar a lê-la e a estudá-la a partir de um primeiro contato com o seu personagem principal : JESUS.

...

O EVANGELHO DE MARCOS ... foi o primeiro evangelho a ser escrito, é o mais curto e o mais simples dos Evangelhos. Marcos tem como objetivo justamente responder à pergunta: - QUEM É JESUS?


Depois de termos « ruminado» pacientemente o Evangelho de Marcos, depois de conhecermos o « começo da BOA NOTICIA DE JESUS, O FILHO DE DEUS» poderemos então começar do início do Génesis. Lendo sem pressa , mas ao mesmo tempo sem a preocupação de entender os detalhes, aos poucos conheceremos as experiências de um povo, com as suas fidelidades e infidelidades, os seus conflitos, as suas esperanças.

A partir de Jesus, iremos reconhecendo a história do povo da BÍBLIA , o que é o projeto de Deus e o que não é.

E a nossa vida e história também serão iluminadas pelo caminho desse povo.

" CONHECER A BIBLIA"

sábado, 16 de setembro de 2023

O LUGAR SOCIAL NA LEITURA DA BÍBLIA


" Pode parecer estranho que se possa ler a Bíblia de diversas maneiras, sendo ela a Palavra de Deus. Entretanto, isso é uma realidade. E um dos fatores que leva as pessoas a leituras diferenciadas e até opostas dos textos bíblicos é o lugar social que essas pessoas ocupam.

É como ver tudo das cor dos óculos que se usam: se é cor de rosa, vê-se tudo cor de rosa; se é verde, vê-se tudo verde... E todos nós temos óculos para ler a Bíblia, queiramos ou não. 

Quem é rico e mora num bairro de luxo da cidade não vai interpretar um texto bíblico da mesma forma que alguém que mora num barraco e não tem dinheiro para o leite dos filhos. Por isso, pode haver até discussões sobre a Bíblia. Tanto assim que muitos, querendo fugir da questão, dizem ;« Sobre religião não se discute». No entanto, a frase já revela que não existe leitura neutra na Bíblia; nela envolvemo-nos com o que somos e o que temos. Como o caso daquela mulher da alta sociedade ( Mt. 7,7) que, ao ler o Evangelho ;« PEDI E VOS SERÁ DADO», rezou insistentemente para que Deus fizesse com que o seu marido lhe desse um iate. E ela estava plenamente convicta de estar a interpretar o texto de maneira correta.

"Portanto, se os nossos óculos não forem da mesma cor dos óculos que Deus deu aos escritores da Bíblia, podemos deturpar tudo o que ali está escrito. E esses óculos Deus deu-os aos simples: ( Mt. 11, 25-26) «EU TE LOUVO, Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, PORQUE OCULTASTE ESTAS COISAS AOS SÁBIOS E DOUTORES E AS REVELASTE AOS PEQUENINOS. SIM, PAI, PORQUE ASSIM FOI DO TEU AGRADO».
 De: "Conhecer a Bíblia"
 

domingo, 10 de setembro de 2023

NAQUELA TARDE, NA IGREJA...


Recordo aquela tarde  na igreja , em que esperava pela celebração de mais uma Eucaristia. Havia silêncio. Eu estava contigo, mas o meu coração, demasiado calado. E eu lamentando desperdiçar aquela intimidade, sem obter de TI qualquer palavra, nem sair do meu coração um simples louvor!..

Até que alguém leu o Salmo : EU TENHO SEDE DE VÓS, SENHOR!

Então exultei. Todo o meu ser se alvoroçou : era mesmo isso que queria dizer, naquela tarde de sábado e até que me sinta saciada.

_ Tenho sede de Vós, Senhor! Sinto uma nostalgia de Ti!

Sei que estás presente, mas também sei que sou eu que crio os obstáculos à tua  luz!

Dá-me a tua mão! Deixa que eu segure nela e não consintas  que me afaste mais! Quero seguir contigo, sabendo que assim nunca estarei só. Mesmo que mais ninguém me queira acompanhar , eu vou sentir que a tua presença é real e que jamais me abandonarás.

Meu Deus!

Minha esperança e minha força!

 

quarta-feira, 19 de julho de 2023

A CAUSA DAS DOENÇAS


 Certa ocasião, Jesus falou sobre a causa das doenças, dizendo:


- ESCUTAI TODOS, E COMPREENDEREIS O BEM! O  QUE DE FORA ENTRA NO HOMEM NÃO O PODE TORNAR IMPURO; MAS SOMENTE O QUE SAI DO INTERIOR DO HOMEM, ISTO É QUE O TORNA IMPURO. QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR , OUÇA.


Depois que ele se retirou do meio do povo e chegou a casa, vieram os discípulos interroga-lo sobre o sentido da parábola. 

Respondeu-lhes Ele:

- NEM VÓS TENDES AINDA COMPREENSÃO? NÃO ATINAIS, ENTÃO,QUE TUDO QUE DE FORA ENTRA NO HOMEM NÃO O PODE TORNAR IMPURO? POIS NÃO LHE ENTRA NO  CORAÇÃO, MAS VAI PARA O ESTÔMAGO, E DAÍ TOMA O CAMINHO NATURAL...


MAS O QUE  SAI DO HOMEM - prosseguiu- ISTO É QUE O TORNA IMPURO, PORQUE DO INTERIOR , DO CORAÇÃO DO HOMEM É QUE VÊM OS MAUS PENSAMENTOS, A LUXÚRIA, A AVAREZA, A MALÍCIA, A ASTÚCIA, A LIBERTINAGEM, O MAUS OLHAR, A BLASFÉMIA, A SOBERBA E OS DESATINOS. TODOS ESTES MALES VÊM DE DENTRO...

VALE DIZER QUE TORNAM O HOMEM DOENTE.

Lauro Trevisan

terça-feira, 11 de julho de 2023

UNIVERSO EM ORAÇÃO


 Se não sabes rezar sentindo o calor e o brilho do sol

Se não sabes rezar ouvindo um pássaro cantar

Se não sabes rezar olhando o colorido duma flor

Se não tens a possibilidade de admirar um nascer e um por-do-sol

Se não percebes o colorido dos vegetais

Se não sabes rezar através do vento, da chuva, do raio

Se os teus lábios não se moverem em prece diante do mar e da cascata

Se teus olhos não se elevarem ao Céu diante do azul do firmamento e do brilho das estrelas

Se a tua mente não parar de pensar para simplesmente ficar olhando os fenómenos do universo ...


                         

Jamais terás a experiência de Deus 

Jamais sentirás Deus

            Jamais acreditarás com Fé simples

                        Jamais serás alguém capaz de rezar com simplicidade.

O UNIVERSO, COM TODAS AS CRIATURAS , É O ROSTO DE DEUS.


Tudo é um símbolo

Tudo é um sinal 

Tudo é um caminho

Tudo é um meio

O UNIVERSO É UM ALTAR

AS CRIATURAS SÃO OS SÍMBOLOS

O HOMEM É A ALMA.


Homem de oração

é aquele que escuta os seres falarem

e fala com os seres,

e os seres conduzem ao Grande Pai.


( Em « Francisco de Assis, um Homem que mudou o mundo »)


sábado, 1 de julho de 2023

O QUE DIZ JESUS DE SI MESMO


 Jesus se diz uno com o Pai, que é o Poder Infinito, a Divindade , o Deus - nele.

EU E O PAI SOMOS UM. ( Jo.1030)

Jesus é o Eu consciente, o que pensa, a personalidade existencial no tempo. Jesus é o ser visível, que fala, vê, ouve, toca, decide, determina, resolve, escolhe.

O PAI é o Poder Divino, imanente no seu subconsciente. O Pai é o realizador, o executante, o operador.

O ESPÍRITO SANTO , espírito Paráclito, é a Sabedoria Infinita, que tudo sabe e que procede do Pai que habita o inconsciente de Jesus.

QUANDO VIER O PARÁCLITO QUE EU VOS MANDAREI DE JUNTO DO PAI, O ESPÍRITO DA VERDADE QUE PROCEDE DO PAI, ELE DARÁ TESTEMUNHO DE MIM.

Vejamos então mais claramente:

O homem é o cérebro, o ser físico-mental, o ser existencial.

  Jesus é o homem, o filho do homem.

 O Pai é poder Operador todo-poderoso que habita o subconsciente de Jesus. 

Havia uma unidade perfeita entre  Jesus e o Pai .. Por isso , o Poder Infinito do Pai era o próprio poder de Jesus.

O Espírito Santo procede do Pai, que habita o interior de Jesus.

... O ESPÍRITO DA VERDADE, QUE DO PAI PROCEDE. ( Jo.15,18-27).

Em Jesus havia a comunhão perfeita dessa Trindade divina.

Lauro Tresivan

terça-feira, 27 de junho de 2023

UMA CARTA AO SENADO ROMANO


Públio Lêntulo, nobre romano da tradicional família dos Lêntulos, era ocupante de alto cargo na Judeia, no tempo de Jesus, segundo se diz.


Impressionado com a personalidade de Jesus, escreveu uma carta ao Senado Romano, na qual constava o seguinte:

" No momento em que vos escrevo, existe aqui um homem de singular virtude que se chama Jesus.

Os bárbaros o têm em conta de profeta, mas os seus sectários o adoram como filho dos deuses imortais. Ressuscita os mortos e cura os enfermos, falando-lhes e tocando-lhes.

É de estatura elevada e bem conformada, de aspeto ingénuo e venerável. Seus cabelos de uma cor indefinível caem-lhe em anéis até abaixo das orelhas e espalham-se pelos ombros com uma graça infinita, trazendo-os ele à moda dos Nazarenos. Tem fronte larga, espaçosa e as faces coloridas de amável rubor. O nariz e a boca, de uma admirável regularidade. A barba, da mesma cor dos cabelos, desce-lhe , espessa , até ao peito, bipartida à semelhança de forquilha. Os olhos brilhantes, claros e pequenos. Prega com majestade, e suas exortações são cheias de brandura. Fala com muita eloquência e gravidade. Ninguém jamais o viu rir; muitos, porém, o têm visto chorar. É , sobretudo, sábio, moderado e modesto, um homem, enfim, que, por suas divinas perfeições, se eleva acima dos filhos dos homens".


SERIA VERDADEIRA ESTA CARTA?

" OS PODERES DE JESUS CRISTO" de Lauro Trevisan
 

terça-feira, 20 de junho de 2023

A PERSONALIDADE PSÍQUICA DE JESUS


 "São inúmeros os quadros, pinturas e estátuas que representam o Mestre com uma fisionomia triste, amargurada, sofrida, o que não pode significar a realidade...

Uma personalidade completa, acabada, profunda, como a de Jesus, jamais poderia deixar-se cair no negativismo, na amargura e na deceção. 

Se isso tivesse acontecido, seria a prova do próprio reconhecimento do fracasso, da impotência e da capacidade de mudar os destinos sofridos do ser humano.

Mas, na verdade, não houve uma pessoa no mundo que mais acreditou na força da sua mensagem, no poder criador da sua palavra, na capacidade divina de realizar o milagre da transformação do mundo do que Jesus.

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA .(Jo.14,6)

Poderia , então, surgir como um caminho obstruído, como uma verdade sem luz, como uma vida frustrada?

Não!

Desde o momento em que Ele assumiu a sua missão, o seu coração transbordou, sua mente se iluminou, sua voz vibrou e o seu corpo começou a resplandecer.

Ele tinha a segurança dos que estão no caminho certo.

Ele tinha a paz dos que caminham de braços abertos.

Ele tinha a certeza de que a Divindade, inerente em si, teria a força infinita e milagrosa capaz de mudar a vida humana.

... Assim era o Mestre ...

... tinha o dom de entender as pessoas, porque lia os seus pensamentos

Sua face traduzia enlevo, ternura, bondade e firmeza de profeta.

Não se deixava arrastar nem por arroubos populares e nem pelos desmandos dos opositores " PORQUE TODO O POVO ESTAVA FASCINADO DAS SUAS PALAVRAS".

Sua mente era liberta e límpida como a das crianças.

" SE NÃO VOS TORNARDES COMO AS CRIANÇAS, NÃO ENTRAREIS NO REINO DOS CÉUS".

Ele tinha o dom de empolgar.

Os críticos nunca o abalaram, porque Ele sabia que a Verdade era a Força Suprema Universal, contra a qual todas as rochas de desmantelariam.

Jesus, o grande Mestre. O grande Homem, o divino. O irresistível. O maravilhoso. O maior avatar.


Lauro Trevisan





domingo, 18 de junho de 2023

A MAGIA ESTÁ NA ORDEM DO DIA



 É possível que nos julguemos livres de magia, tendo ela  sido apenas património dos primitivos adoradores dos ídolos. Mas não é fácil conseguir ficar definitivamente purificados dela, pois não foi só específica de épocas passadas em que se acreditava em bruxas, magos e adivinhos.


É uma realidade entre as muitas que há na Igreja. É certo que os nossos ritos, em si, não são mágicos, encerram antes um sentido profundamente humano e são comprometedores; mas são vividos por muitos fiéis com mentalidade mágica. Isto pode verificar-se facilmente ao constatar tanta prática sacramental e tão pouca vivência autenticamente evangélica.


Todas as práticas religiosas nas quais a grande obsessão consiste em executar com perfeição todo o cerimonial, mas em que os participantes não se preocupam demasiado em traduzir a vivência  da fé, são práticas carcomidas pela magia.


A práxis mágica infiltra-se facilmente na religiosidade pouco profunda.

Porque será que na Igreja, há já vários decénios, os setores mais sensatos se têm vindo a insurgir contra o  sacramentalismo  vazio e a proclamar a evangelização como primeira urgência?


" Cristãos Adultos"


 

" Cristãos Adultos"


terça-feira, 6 de junho de 2023

ORAÇÃO DE J. ARIAS , do seu Livro " Oractión desnuda"


 « Por que razão havemos de confiar, Senhor, 

mais no passado que no futuro? ...

Será verdade que nunca chegaremos a acreditar

que cada amanhecer é mais rico que a noite?

Será verdade que nos custa aceitar

que TU nunca ficas para trás,

mas nos esperas sempre mais à frente? ...

Amedronta -nos mais o que nasce

que o que morre em nós.

Prosseguimos, sem acreditar que TU estás

mais naquilo que principia que naquilo que termina,

naquilo que está vivo , que naquilo que já não existe.

Porque TU não te repetes, mas revelas-te sempre mais...

Prosseguimos sem admitir que, 

precisamente por nunca te repetires,

não podemos sacralizar, como « único» , nada do que já foi.

Prosseguimos sem acreditar que TU

estás cada vez mais perto.

Por isso, raramente sentimos como sinal da Tua presença,

tudo o que é novo ...

" Cristãos Adultos"

sexta-feira, 2 de junho de 2023

UMA HISTÓRIA VERÍDICA?


 Conta-se que nos séculos passados, a maior parte dos monges que habitavam os conventos , eram analfabetos.

Mas, segundo as normas do Convento, todos estavam " obrigados " a recitar, diariamente, os 150 Salmos da Bíblia, o que constituía um grande problema, pois a maioria não tinha a capacidade de cumprir o prescrito.

Então alguém terá tido uma ideia para solucionar, de certo modo, a situação.

Os frades analfabetos  repetiriam 150 vezes , a Avé - Maria, uma por cada Salmo. E chamaram -lhe o Rosário.

Como todos sabiam de cor a Avé - Maria , assim se tornava fácil cumprir o regulamento.

Ora, com o passar do tempo, começou a achar-se que repetir 150 vezes as mesmas palavras, era demasiado, senão mesmo inútil ?!

Então houve novo arranjo. A partir daí, passar-se-ia a repetir a Avé Maria , mas só 50 vezes, ou seja UM  TERÇO do Rosário.

E assim se vulgarizou este sistema : " Rezar o terço".

Atualmente, rezar o terço ajusta-se a todos , ou quase todos, os atos litúrgicos, e aos  funerais, e até  "devoções ao espírito santo" !

Fui ver o que disse Jesus acerca de rezar :

Mateus.6, 7-8 NAS VOSSAS ORAÇÕES, NÃO SEJAIS COMO OS GENTIOS QUE USAM DE VÃS REPETIÇÕES, PORQUE PENSAM QUE, POR MUITO FALAREM, SERÃO ATENDIDOS. NÃO FAÇAIS COMO ELES, PORQUE O VOSSO PAI DO CÉU SABE DO QUE NECESSITAIS ANTES DE VÓS LHO PEDIRDES.

domingo, 28 de maio de 2023

NÃO QUERO O DEUS DE ABRAÃO!


 NÃO QUERO O DEUS DE ABRAÃO!

Não quero um Deus que , em minha  consciência, exigisse por ventura, que eu matasse o meu filho, como prova de fé. Nem sequer o fez com Abraão. Este é que via em Deus um ser a quem era preciso provar alguma coisa. E a prova de Abraão foi , inutilmente, a prova máxima. ( Só que, segundo a Bíblia, não se concretizou).


Deus não precisa de que eu Lhe prove nada. Conhece o meu interior, a minha intenção, o meu coração, até os meus cabelos, tem-nos contados !

Nas civilizações ancestrais, e creio mesmo que nalgumas tribos, ainda existentes, se praticam estes atos desumanos, para aplacar a ira dos deuses.

Ora, para que serve um deus irado?  - Para nada, porque não é deus nenhum.

Deus é puro amor. E o amor nada exige, tudo dá , tudo recebe, tudo acolhe.

Deus é o TUDO em todos, não tem ira, nem exigências, nem excentricidades.


Também foi usual, e acho que aqui a origem esteve nas orgias romanas, os poderosos do mundo se reunirem em lautos banquetes, a propósito de tudo e de nada.

Claro que sem vítima, não havia banquete. Todos os comensais usufruíam do sacrifício das vítimas, para se banquetearem. Os animais eram a principal matéria prima da comilança.

 E, hoje, embora numa escala ,um pouco mais moderada, ainda continuam os "banquetes", fornecidos agora, já não só aos principais do poder, mas até gratuitamente, a todos os que se dispõem a esperar na fila, até poderem sentar e comer.

Centenas, senão milhares, de cabeças de gado, rios de sangue, exploração descomunal dos recursos da Terra ( e do mar),essencialmente para gente sem fome! ... E tanta fome de Respeito, de Companhia, de Compreensão, de Afeto, de Cuidados, de Atenção, de Alegria, de Amizade ... e por aí fora.

Os banquetes de hoje, tão divulgados nas redes de comunicação , pretendem ser  em louvor do" senhor espírito santo" ?!

Espírito é força, é coragem, é dinamismo. Faz crescer, faz-nos " lembrar de tudo o que Jesus ensinou", para nos tornarmos seus seguidores, discípulos, mensageiros do Bem, da Paz, da Fraternidade entre todos!

quinta-feira, 25 de maio de 2023

A FÉ É COMUNHÃO ! ...


 A FÉ é sã e sanativa, humanizadora, dilatadora da pessoa, quando se partilha. Quando é comunhão. Quando o cristão vive integrado numa comunidade de crentes.


O individualismo faz com que os nossos cristãos andem macilentos e exaustos.

Vive-se tristemente a religiosidade no isolamento, na ausência de comunicação, no anonimato, na massificação, na falta de participação na vida da comunidade.

Estamos desagregados em proporções alarmantes.

...hoje em dia, a maior parte das paróquias atinge uma população de alguns milhares de habitantes.

 Como poderão os cristãos, numa paróquia assim, viver em verdadeira comunidade, se vigorar unicamente a antiga estrutura pastoral?


A Igreja está cheia de clientes, de consumidores do produto religioso, mas carente de membros ativos que se identifiquem plenamente com ela, que se sintam eles mesmos como IGREJA!


quarta-feira, 17 de maio de 2023

A V I D A T O D A


Não basta, porém, vibrar religiosamente com todo o ser; é necessário vibrar com toda a vida, embora seja verdade que é precisamente essa falta de integridade na vivência religiosa que a torna intermitente.. Por não se acreditar com todo o ser, não se vive durante todo o tempo.

 


A vivência religiosa não é uma tarefa precisa, que baste cumprir, sem mais, num espaço e tempo concretos. Não.

É muito mais vasta.

Não se pode seccionar a  fé sem a atraiçoar.

A pessoa de fé adulta começa por não a conceber como qualquer superstrutura, um corpo estranho, postiço à própria vida. Mas como algo que a toda a vida dá sentido...


A religiosidade não é marginal, nem adversária da vida real. Não é sectorial. Não é nenhum rio a correr paralelamente ao rio da vida. Não fica à margem do corpo; nem à margem da terra; nem à margem da história.

( Cristãos Adultos)

sexta-feira, 12 de maio de 2023

UM CRISTIANISMO NOSSO !


 UM CRISTIANISMO NOSSO, COM UMA FÉ ADULTA!


A passividade tem de dar lugar à criatividade de comunidades e pessoas; só assim poderemos chegar a UMA FÉ ADULTA, sem confundir, claro está, criatividade com facilidade, espontaneidade, vulgaridade.


Quem não pressente as enormes margens de criatividade que têm os sacramentos, a oração, a celebração eucarística, as celebrações livres e espontâneas, utilizando formas novas, gestos inéditos, sinais eloquentes que atingem a sensibilidade do homem atual?


Quando as pessoas de hoje passam os umbrais de muitos dos nossos templos, têm a impressão de entrar noutro mundo. O que se passa no ambiente familiar, no trabalho ou no bairro, nada tem a ver com o que ali se diz e se celebra.

A linguagem é outra.


Quão diferente era a linguagem de Jesus!

Os homens rudes do seu tempo sentiam que Ele traduzia, com chave religiosa, a vida real que levavam.

COMPETE-NOS, A NÓS,COMO EM CADA ÉPOCA, VIVER UM CRISTIANISMO « INÉDITO,  SÓ NOSSO».

Sabemos que as primitivas comunidades cristãs viviam demorada e ardentemente as suas vigílias; não havia formalismos nem rituais; para ali era trazida e exposta a vida da comunidade e dela brotavam os sinais e as expressões religiosas.

" Cristãos adultos"

domingo, 7 de maio de 2023

A DESGRAÇA DAS IGREJAS


« A DESGRAÇA DAS IGREJAS É NÃO SABEREM INVENTAR, COM FIDELIDADE, O QUE HOJE DEVIA SER INVENTADO».


 ... Nenhuma pessoa, nenhuma comunidade palpitante de vida, vive exclusivamente de « heranças» . Tudo nelas, irrompe da interioridade, como os versos do poeta, como o abastecimento das entranhas da terra : a liturgia, a oração, as normas que regem a vida; caso contrário, seria simplesmente um movimento de inércia, mas não vida verdadeira.


Contrasta com estas exigências da fé, a realidade dos nossos crentes e das nossas comunidades.

De um modo geral, tem que se afirmar, são pura passividade, estão como que intumecidas e os movimentos que fazem se assemelham aos do robot. As mesmas orações de sempre, os mesmos ritos de sempre, a mesma monotonia de sempre, baseando-se na razão última de que « sempre se fez assim» ...


... Na ordem profana é diferente. O povo cria o seu folclore, as suas canções, as suas festas populares. Há maior participação; nas suas « liturgias» não há nenhum sacerdote monopolizador, cada um traz a sua canção, a sua encenação engraçada, uma simulação, uma representação cómica. A FESTA É DE TODOS. Todos entoam alegremente o hino do grupo, da nação, do clube. Há vibração e vida!


Ao passo que nos nossos templos, em muitos dos nossos templos, continua a reinar a frieza. As nossas celebrações religiosas acabam por ser tão inúteis como as aulas a que os alunos assistem para o professor ver, mas das quais, estão completamente ausentes.

Atilano Alais - CRISTÃOS ADULTOS

sexta-feira, 28 de abril de 2023

A ESTE PREÇO,QUALQUER UM SE INSCREVE


 ... . A este preço, qualquer um se inscreve; quase diríamos que, em determinadas circunstâncias sociológicas, CORAJOSO É QUEM  SE DESARRISCA, porque significa renunciar a ser mais uma ovelha do rebanho e trazer no dorso a marca negra.


Assim, qualquer um pode usurpar o nome de « CRISTÃO», num Cristianismo incolor, insípido, diluído.

Ser CRISTÃO, chamar-se cristão, dizer-se membro da Igreja, não é tão impressionantemente vulgar que, na realidade, nada significa?

Na religiosidade sociológica, todos se sentem cristãos, todos se sentem membros da Igreja, que passou a ser uma espécie de arca de Noé.

 

E sente-se cristão aquele que crê no Evangelho e o que praticamente se ri dele, o que sofre e o que faz sofrer, o oprimido e o opressor, o que reconhece Jesus como verdadeiro Senhor da Vida e o que adora descaradamente os ídolos deste mundo, o que procura viver animado pelo Espírito de Jesus e o escravizado pelo espírito mundano.


É uma verdadeira tragédia, numa Igreja onde parecem faltar os traços da família dos seguidores de Jesus.

- (Cristãos adultos)

sábado, 15 de abril de 2023

QUANDO DEUS FALA


 DIZ DEUS:

- E, finalmente, quero que saibas o seguinte:

Escolhas  o que escolheres, e sejas o que fores,

terás sempre a possibilidade de ...

REGRESSAR A DEUS!

terça-feira, 11 de abril de 2023

PORQUÊ?


A tarde está a declinar.

Olho para o azul que circunda as árvores do quintal!...

É aí, no azul, que normalmente Te situo. Sei também que estás ao meu lado, mas gosto mais de ter esta referência do azul, pois acho que é o lugar que melhor se coaduna com DEUS, na sua imensidão, profundidade e beleza!


MEU DEUS, ainda ninguém Te perguntou porque é que sendo TU um Deus, o CRIADOR de tudo o que foi criado, não tens um processo de preservar os inocentes animais ( e vegetais) do instinto de carnificina , a que estão sujeitos?!


No entanto, não me posso esquecer daquela noite que já Te referi noutro lugar, e em que o vitelo estava a correr perigo de vida, com o ataque da matilha que o cercava.

Aí sim, acredito que foste TU quem fez o vitelo  escapar ileso, tendo lá ficado só a matilha!...

Mas noutras situações, de matança gratuita, há apenas o teu silêncio...

PORQUÊ?
 

segunda-feira, 10 de abril de 2023

O QUE EU DISSE A DEUS:


 QUERIDO DEUS

Só TU tens a palavra certa,

Só TU tens a misericórdia, e a dimensão, que preenchem a minha infinita pequenez!


É quase um atrevimento, uma ousadia , incompreensível, da minha parte,

pensar, e esperar, que vais dispor da tua paciência para me escutar ...

Mas, enquanto a mente me repreende, e me recrimina, a alma sente que, de facto, me escutas.

E fico, assim, à espera de que, alguma vez, me fales e eu TE escute ...

 e guarde as tuas palavras de conforto, como fonte de água corrente, na minha pobre vida!

sexta-feira, 7 de abril de 2023

CRESCER OU MORRER


 MUITOS HÁ QUE, DE REPENTE, FICAM ATEUS.

Claro que não é de repente, mas é num momento preciso que tomam disso consciência. Dão conta de já não acreditarem.

Muitos outros, porém, preferem continuar a julgar que acreditam. No entanto, se forem sinceros, teriam de confessar ter deixado de ser crentes , pois a sua fé, a sua esperança e a sua caridade evaporaram-se sem darem  conta. Não por uma decisão explicita, não por uma rejeição consciente, mas simplesmente por morte lenta, pelas hemorragias causadas pelas feridas da indolência, da incúria, da incoerência de vida, da rotina.


A FÉ  QUE NÃO SE EXERCITA COM TODA A SERIEDADE ACABA POR MORRER, COM TODA A CERTEZA.

( CRISTÃOS ADULTOS)

sábado, 1 de abril de 2023

UM CRISTÃO DE VERDADE


 O CRISTÃO que, de verdade, sintoniza com o EVANGELHO, 

empenha-se em viver numa atitude de serviço

em ser causa de alegria para os outros

põe toda a riqueza interior e as suas qualidades ao serviço dos outros.

A SUA FÉ LANÇA-O AO ENCONTRO DOS OUTROS.

Ao mesmo tempo reconhece os outros como mediadores de salvação. Eles são portadores da PALAVRA SALVADORA,

                                pelo testemunho da própria fé

                          da meditação e proclamação da Palavra

                          pela correção fraterna.


O CARINHO HUMANO LEVA-O A RECONHECER O AMOR DIVINO.


Qualquer atitude religiosa que não leve ao encontro dos outros, à amizade, à comunhão com  outros crentes e ou companheiros de trabalho, que não se traduza em serviço,

é mentirosa.

( Cristãos Adultos)

quinta-feira, 23 de março de 2023

A FESTA SERÁ DE TODOS


 « A DESGRAÇA DAS IGREJAS É NÃO SABEREM INVENTAR, COM FIDELIDADE, O QUE HOJE DEVIA SER INVENTADO.»


Nenhuma pessoa , nenhuma comunidade palpitante de vida, vive exclusivamente de « heranças». 

Tudo nela irrompe da interioridade, como os versos do poeta, a liturgia, a oração, as normas que regem a vida;

 Caso contrário, seria simplesmente um movimento de inércia, mas não vida verdadeira.

Contrasta com as exigências da fé, a realidade dos nossos crentes e das nossas comunidades.

De um modo geral, tem que se afirmar que são pura passividade. As mesmas orações de sempre, os mesmos ritos de sempre, a mesma monotonia de sempre, baseando-se na razão última de que « sempre se fez assim»...


Uma comunidade viva não pode identificar-se com a linguagem, as expressões ,os sinais que serviram de canais de expressão a comunidades de há três séculos. Seria incoerente.

Quando as pessoas de hoje passam os umbrais de muitos dos nossos templos, têm a impressão de entrar noutro mundo.

O que se passa no ambiente familiar, no trabalho ou no bairro, nada tem a ver com o que ali se diz e se celebra .

A LINGUAGEM É OUTRA.

Quão diferente era a linguagem de Jesus! Os homens rudes do seu tempo sentiam que ELE traduzia, com chave religiosa, a vida real que levavam..

Compete-nos, a nós, viver um Cristianismo           «inédito»,  «nosso» .


A festa, então, será de todos. Haverá, nela, vibração e vida!

Do Livro "Cristãos adultos"

sexta-feira, 17 de março de 2023

NÃO « TEMOS» FÉ


 Não podemos «ter» FÉ, porque a Fé não se 

« tem ».


A FÉ não é qualquer coisa fabricada, trabalhada, que se tem ali quieta como uma joia, no guarda- joias .

A FÉ é uma forma de vida que nos empurra, que nos impulsiona.

A FÉ não é uma decisão tomada, uma opção feita de uma vez para sempre e... sou cristão!

A FÉ está na linha do « ser», do viver, do sentido da vida.

A FÉ  é algo fluido, uma experiência profundamente humana, nunca totalmente acabada. É uma busca permanente, um caminhar constante.


Não se pode conservar a FÉ passivamente.

A FÉ é como um rio que, se parasse, deixaria de ser rio.

O cristão que, ao longo de anos e anos, permanecer sempre o mesmo, nunca foi cristão!

( Do livro " CRISTÃOS ADULTOS)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

TOMÉ NÃO ESTAVA LÁ...


 JESUS aparece à Comunidade , sem a presença de Tomé.

Mostra-lhes os sinais da sua morte.

A morte já não tem mais  poder sobre a vida.

Por isso , os discípulos já não devem ter medo daqueles que O mataram.

De novo vivo, Jesus apresenta-se como SENHOR DA VIDA E DA MORTE, capaz de transmitir uma vida nova que já ninguém pode matar.


Esta presença de Jesus enche de ânimo os discípulos. E Jesus perpetua a sua presença vivificante no meio deles, por isso lhes diz, de novo :

- A PAZ ESTEJA CONVOSCO. ASSIM COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM VOS ENVIO A VÓS!...

Os discípulos ficaram como recriados, cheios do dinamismo vital de Deus, capazes de assumir projetos, capazes de discernir entre os que sabem escolher e os que não sabem.


Este projeto passa pela fidelidade e pela doação !

Mas é um PROJETO DE SALVAÇÃO PARA A HUMANIDADE!

Na NOVA CRIAÇÃO , tudo converge para Cristo ressuscitado e onde o Espírito Santo atua como animador, como consolador e vai marcando a marcha de História e dispondo os acontecimentos para o GRANDE DIA da manifestação gloriosa de Deus, em cada um de nós!


terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

J E R U S A L É M

 

J E R U S A L É M 

INÍCIO DA HISTÓRIA DO POVO DE DEUS


Calcula-se que os mais remotos indícios da existência humana, na área que Jerusalém hoje ocupa, datam da Idade da Pedra.

De pedra, Jerusalém foi feita. De pedra tem sido o seu destino. De pedra, suas muitas agonias, bem como suas mortes e repetidas ressurreições.

De pedra, também, o segredo do seu mágico encanto.

Acredita-se que a sua fundação, propriamente dita, tenha ocorrido, não na idade da pedra, mas na Idade do bronze ( + ou - 3 500 - 2000 A C ) altura em que os canaãitas começaram a estabelecer-se nesta região , acidentada e semi -árida.

INVASÃO DA CIDADE PELOS HABIRU - relação com iun'im - origem provável do termo inglês hebrew e do nosso " hebreu" = povo do outro lado do rio, povo que cruzou o rio (Eufrates).

SUA HISTÓRIA 

 Em 1010 A C , foi capturada por David que para ela trouxe a ARCA DA ALIANÇA.

Jerusalém tornou-se na capital do ISRAEL unido e num centro religioso judeu. David foi o Rei.

970 - 930 A C , Salomão CONSTRUIU UM TEMPLO.

Depois Jerusalém foi sacudida e ferida , não só pelos ataques de muitos exércitos estrangeiros, como também por tremores de terra.

                                             ....
Aconteceu a primeira diáspora que levou milhares de judeus à dispersão pelo mundo, ou ao cativeiro em terras da Babilónia.

Mais tarde, veio o período helenístico que significou, para a cidade, prosperidade material e cultural.

Entretanto o templo foi profanado...

No ano 37 A C Jerusalém cai em poder de Herodes.

Mais tarde, a cidade passou a ser governada por procuradores romanos. Sob um deles, Pôncio Pilatos, JESUS foi preso, julgado, crucificado e morto no ano 39 (?) da sua era.

Com Constantino , foi cristianizado o Império Romano e JERUSALÉM PASSOU A SER A CIDADE SANTA, DA RELIGIÃO CRISTÃ.

Muito depois, em 1947 da nossa era, a  ONU resolveu levar a cabo a partilha da Palestina, prevendo a criação duma área independente, em Jerusalém , sob a sua administração.
Os países árabes abriram hostilidades e tudo ficou sem efeito.

Hoje , JERUSALÉM está repartida pelos judeus, pelos cristãos e pelos árabes.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

16 capítulos, para Crentes , não Judeus


MARCOS, discípulo de Pedro e companheiro de Paulo - 

foi, provavelmente,  quem primeiro pôs, por escrito, de uma forma ordenada, a MEMÓRIA DE JESUS.


FONTES EM QUE SE BASEOU: Atos dos Apóstolos e Relato da Paixão .


EVANGELHO,  segundo Marcos é , possivelmente, o mais antigo, dos três sinóticos.

Tenta fazer-nos compreender quem é Jesus, através, sobretudo, das sua ações e milagres, sinais que produzem admiração e maravilham as pessoas.


MARCOS é um maravilhoso " contador popular" e , ao mesmo tempo, um excelente teólogo, ao serviço da Boa Nova.

Deixou-nos um retrato de Jesus muito humano e próximo de Nós.


Segundo Marcos, Jesus ensina , não por meio de grandes discursos, mas por ações.

 É grande a importância dada aos  MILAGRES DE JESUS.

 E o Relato da Paixão é profundamente sóbrio. De entre todos os evangelhos , é o que mais se aproxima do relato primitivo. A sua constante preocupação é apresentar a verdadeira identidade de Jesus.


"MESSIAS" E " FILHO DE DEUS" são títulos que assentam perfeitamente em Jesus.

QUEM É JESUS? - É a questão colocada desde o início do Evangelho.


A narração da Paixão oferece uma resposta clara : JESUS É O MESSIAS CRUCIFICADO.


MESSIAS que, com a sua morte e ressurreição, demonstrou ser verdadeiramente o Filho de Deus, que a todos possibilita a Salvação!.