sábado, 16 de setembro de 2023

O LUGAR SOCIAL NA LEITURA DA BÍBLIA


" Pode parecer estranho que se possa ler a Bíblia de diversas maneiras, sendo ela a Palavra de Deus. Entretanto, isso é uma realidade. E um dos fatores que leva as pessoas a leituras diferenciadas e até opostas dos textos bíblicos é o lugar social que essas pessoas ocupam.

É como ver tudo das cor dos óculos que se usam: se é cor de rosa, vê-se tudo cor de rosa; se é verde, vê-se tudo verde... E todos nós temos óculos para ler a Bíblia, queiramos ou não. 

Quem é rico e mora num bairro de luxo da cidade não vai interpretar um texto bíblico da mesma forma que alguém que mora num barraco e não tem dinheiro para o leite dos filhos. Por isso, pode haver até discussões sobre a Bíblia. Tanto assim que muitos, querendo fugir da questão, dizem ;« Sobre religião não se discute». No entanto, a frase já revela que não existe leitura neutra na Bíblia; nela envolvemo-nos com o que somos e o que temos. Como o caso daquela mulher da alta sociedade ( Mt. 7,7) que, ao ler o Evangelho ;« PEDI E VOS SERÁ DADO», rezou insistentemente para que Deus fizesse com que o seu marido lhe desse um iate. E ela estava plenamente convicta de estar a interpretar o texto de maneira correta.

"Portanto, se os nossos óculos não forem da mesma cor dos óculos que Deus deu aos escritores da Bíblia, podemos deturpar tudo o que ali está escrito. E esses óculos Deus deu-os aos simples: ( Mt. 11, 25-26) «EU TE LOUVO, Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, PORQUE OCULTASTE ESTAS COISAS AOS SÁBIOS E DOUTORES E AS REVELASTE AOS PEQUENINOS. SIM, PAI, PORQUE ASSIM FOI DO TEU AGRADO».
 De: "Conhecer a Bíblia"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário