sexta-feira, 24 de setembro de 2021

UMA DOUTRINA NOVA


 No Antigo Testamento, as pessoas andavam convencidas de que os pobres, os doentes, os marginais eram rejeitados pela sociedade e eram também rejeitados por Deus, como consequências dos seus pecados?!


JESUS COMEÇA POR AÍ A SUA PREGAÇÃO ,dizendo:


BEM AVENTURADOS os pobres em espírito , porque deles é o reino do céu.

BEM AVENTURADOS  os que choram

                                          os que sofrem

                                          os que são perseguidos...

É o famoso SERMÃO DA MONTANHA.

Serão os 10 Mandamentos, revestidos com uma linguagem de amor!

Daí que os preferidos de Jesus sejam, precisamente, os oprimidos, os pobres, os que sofrem, os excluídos...


Jesus não veio acabar com a LEI anterior, mas completa-la : Para Jesus , acima da lei ,está a PESSOA.

( Recordemos, por exemplo, o seu encontro com a mulher adúltera!)

Entretanto, ELE vai apresentando novas dimensões para a Lei, insistindo no contraste entre:

OUVISTES O QUE FOI DITO...

EU, PORÉM DIGO-VOS... ( Mateus .5, 17 e ss)

E Jesus não só prega,

mas vive aquilo que ensina e prega:

SE NÃO CREDES EM MIM, CREDE AO MENOS NAS MINHAS OBRAS.   João.10,38

QUAL DE VÓS ME ACUSARÁ DE PECADO? João.8, 46

APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO... Mateus.11,29

Sem comentários:

Enviar um comentário