quinta-feira, 14 de março de 2024

O que disse Jesus aos discípulos na última CEIA


 Segundo Marcos -14,22-25

Tomai: isto é o meu corpo

 Isto é o meu sangue da Aliança que vai ser derramado por todos.

Segundo João - 13,3-15

Se EU não te lavar, nada terás a ver comigo.

Nem todos estais limpos.

Assim como EU fiz, façais vós também 

Uma vez que sabeis estas coisas felizes sereis se as puderdes praticar.

Segundo Lucas,-22,14-20

Tenho ardentemente desejado comer esta páscoa convosco.

Isto é o meu corpo que vai ser entregue por vós. Fazei isto em minha memória. Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue que vai ser derramado por vós.

Segundo Mateus - 26,26-29

Um de vós vai entregar-me. Ai daquele por quem o Filho do Homem vai ser entregue...

Tomai e comei, isto é o meu corpo. 

Bebei dele todos porque este é o sangue da Aliança que vai ser derramado por muitos para perdão dos pecados.

1 comentário:

  1. Como se pode concluir, as palavras que Jesus pronunciou naquela noite de despedida não são exatamente as mesmas relatadas pelos quatro evangelistas. Presentemente, na celebração da eucaristia, é citada a frase: " fazei isto em memória de mim" ,só relatada pelo evangelista Lucas. Daí que se poderá depreender que cada um deles se expressou com base no que via e sentia. Eu acho que a Bíblia se destina ao mesmo : ler, escutar e sentir , em vez de muitas explicações e deduções que só podem, por vezes, atrapalhar no conhecimento do que chegou até nós. O conhecimento é que nos leva à experiência de qualquer coisa e essa experiência é que nos vai levar ao sentimento. E , além da Bíblia , nada mais há que nos dê a conhecer as Palavras de Jesus.

    ResponderEliminar