domingo, 3 de março de 2024

O PROCESSO CONTRA JESUS segundo Heiner Geibler


 Os quatro evangelistas tentaram atribuir aos Judeus a culpa pela morte de Jesus, desculpabilizando, simultaneamente, Pilatos, o procurador romano...

Mas o que aconteceu na realidade? A resposta é inequívoca: Foram os romanos que o mataram- e mais ninguém, diz Pinchas Lapide. Quem está disposto a libertar os relatos dos evangelhos da sua carga polémica não pode deixar de registar os seguintes factos: a prisão foi dirigida por tropas romanas (Mc.14,43). Foi o direito romano - a Lex Julia Majestatis- que foi aplicado a Jesus. Só governadores romanos possuíam competência... para condenar à morte... A maneira sádica e brutal de execução era romana e desconhecida no direito penal judaico, assim como foram soldados romanos que açoitaram Jesus, troçando dele- e, com ele, de todo o seu povo- como rei dos judeus, cuspido, humilhado e coroado com uma coroa de espinhos, para o pregar, finalmente...numa cruz romana.

Se Jesus pudesse participar no debate, chamaria a atenção para o facto de, naquela época, só os Romanos poderem andar com espadas e de ter sido preso no jardim de Getsémani por uma coorte de soldados. Isto não seria possível se o procurador Pilatos não tivesse sido informado, já naquela noite, de que Jesus havia sido acusado pelos saduceus de juntar o povo à sua volta e de deixar que este o proclamasse Messias contra os Romanos..

Jesus diria igualmente que não foi Judas quem o traiu, mas que foi ele próprio que exortou Judas a entrega-lo aos Romanos, porque queria salvar a humanidade através da sua morte...
Ele disse o seguinte aos soldados e aos servos do Templo que o prenderam:

Viestes com espadas e varapaus, para me prender, como se eu fosse um salteador ! Estava todos os dias junto de vós, no Templo, a ensinar, e não me prendestes . 

(Mc.14,48ss; Mt.26,55) 
                                                                          ....
Jesus foi preso por ser suspeito de amotinação contra Roma. E isto era um caso para os tribunais romanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário