sexta-feira, 15 de novembro de 2024

LINGUAGENS DE FÉ


 O crente adulto evita considerar tudo no mesmo plano :

O reino de Deus é + importante que o  inferno; a graça + importante que o pecado ; a Igreja + importante que o purgatório ; a caridade é + importante que o jejum e a abstinência.

É PRECISO SABER HIERARQUIZAR.

Pessoas profissionalmente maduras são tristemente infantis na fé. Preferem não aprofundar tal assunto e deixar tudo como na infância. Pelo menos assim não têm inquietações.

O amadurecimento da fé exige esforço, reflexão, meditação da Palavra de Deus, diálogo com outros crentes.( Mt.9,18-26)

Menos exílio voluntário.


Diz Pégui: Não gosto de beatos. Dos que, como não têm força para ser segundo a natureza, julgam ser segundo a graça. Dos que pensam estar no eterno, por não terem a coragem do temporal. Dos que, por não estarem com o homem, pensam estar com Deus. Dos que pensam amar Deus simplesmente por não amarem ninguém.


A Fé é a afirmação do homem, da vida; é expansão, é surpresa.

Por isso, uma moral repressiva, negativista, inibidora é radicalmente anti- evangélica. 

Não se trata de refrear nada, mas de acelerar tudo. (Mt.6,30-34)


Para muitos, a fé identifica-se com a « prática religiosa», correndo o risco de equivaler a farisaísmo, ritualismo e formalismo. ( Mt. 3,8-10  e   15,16-20 )


A atitude da fé, para que seja verdadeiramente realizadora da pessoa, deve brotar do mais profundo do seu mais profundo ser, implica-la integralmente. Então irrompe espontânea e exprime-se com paixão que queima por dentro. torna-se convicção e pensamento, graças á verdade que contém; iluminando a inteligência ... torna-se anúncio pela capacidade de comunicação que possui... e torna-se também celebração.


Viver a Fé é também celebra-la.

Durante a celebração a pessoa vibra plenamente. Durante a celebração não se fala em Deus; fala-se a Deus, ou melhor ainda, deixa-se Deus falar.

A comunicação da pessoa com o seu Deus não se faz pelo estreito atalho do pensamento e da palavra. mas por todo o seu ser, de pé, diante do seu libertador... ( Ex.4,1-9 e ss).

 

A FÉ É, ESSENCIALMENTE, COMUNITÁRIA.

A FÉ QUE NÃO SE TRANSMITE ESTÁ GRAVEMENTE DOENTE.

A FÉ CRESCE SURPREENDENTEMENTE QUANDO SE PARTILHA.

A FÉ ESTÁ NA LINHA DO « SER». É UMA EXPERIÊNCIA PROFUNDAMENTE  HUMANA. É UMA BUSCA PERMANENTE. A FÉ É VIDA : NÃO IMPORTA CHEGAR, MAS PROSSEGUIR.

Conforme no Livro " CRISTÃOS ADULTOS"

Sem comentários:

Enviar um comentário