terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A SINAGOGA


 O Templo era o lugar de culto e o povo frequentava-o, principalmente por ocasião das grandes festas. Na vida comum, porém, o centro religioso era constituído pela Sinagoga, presente mesmo até nos menores povoados.

Era lugar onde o povo se reunia para a oração, para ouvir a palavra de Deus e para a pregação.

Qualquer israelita adulto podia fazer a leitura do texto bíblico na sinagoga e podia escolher o texto que quisesse. 

Depois da leitura, também qualquer adulto podia fazer a pregação, explicando o texto e relacionando-o com outros textos. 

Em geral, exaltava-se a Deus e procurava dar-se ao povo uma formação para a fé, convidando-o a viver segundo a lei de Moisés.

Pelos Evangelhos, sabemos que, pelo menos uma vez, Jesus, que era leigo, apresentou-se para fazer a leitura do texto e interpreta-lo.  ...

... Nos povoados menores, a sinagoga servia também como escola para jovens e crianças.   ...

Até hoje, a sinagoga é a casa de oração e reunião dos judeus espalhados pelo mundo.

" Conhecer a Bíblia"

1 comentário:

  1. Curiosamente, já antes de Jesus se apresentar na Sinagoga, o povo alimentava o culto da reunião, de estar em grupo. E escutava , naturalmente com o devido respeito, aquele que ousava apresentar-se como leitor e até preletor da leitura feita. Este povo sabia escutar , mesmo que se tratasse de um igual. Se compararmos com o que se passa hoje , neste domínio , não numa sinagoga mas noutros locais de reunião de pessoas, prevalece o culto , não a palavra lida. E quem não for credenciado nem se atreve , nem tem hipótese , de ousar ler o texto que quiser, nem explica-lo como o interpreta pessoalmente.
    Não só por falta de fé, mas porque está estabelecido que só lê quem for indigitado e que nem sempre é acolhido como merecia. E a reflexão suscitada pela leitura é apanágio, só e apenas de quem preside .

    ResponderEliminar