sábado, 20 de janeiro de 2024

A CIÊNCIA AJUDA A LER A BÍBLIA


 Sabemos que a BÍBLIA é um livro muito antigo: 20 a 30 séculos nos separam daqueles que a escreveram. Além disso, ela nasceu no Oriente, lugar distante, com geografia, condições sociais e políticas, mentalidades diferentes ... Seria ingenuidade pensar que a BÍBLIA é um livro como qualquer outro. Para compreende-la melhor, temos que fazer muita ginástica, para transpor grandes distâncias e dela nos aproximarmos.


É aqui que entra a ciência. A ciência ajuda-nos a vencer as distâncias que nos separam do tempo, lugar e condições em que a BÍBLIA nasceu. 

Ajuda mas não substitui a própria Bíblia. A ciência é UM meio, um instrumento para facilitar a compreensão, mas não substitui a própria leitura da Bíblia, sempre em busca da Palavra de Deus que revela e faz compreender o projeto que Deus faz para que o povo conquiste a liberdade e a vida.

Daí que a Ciência preste um serviço à leitura crítica e esta última é uma tarefa contínua de todo o povo cristão ...

A ciência que se ocupa da Bíblia chama-se exegese , que significa a análise e interpretação do texto.

... A exegese procura o mais possível reconstituir e aproximar de nós o mundo bíblico, servindo-se de muitas ciências, como a história, a geografia, a arqueologia, a filologia, a técnica de análise do texto, a psicologia, a sociologia, a antropologia...

Todavia, a exegese é , e sempre será, apenas um instrumento de aproximação, um meio para tornar mais fácil e eficiente a leitura crítica da BÍBLIA.

de: "Conhecer a Bíblia" de Ivo Storniolo- Euclides Balancin

Sem comentários:

Enviar um comentário