sábado, 9 de maio de 2020

ANTIGA E NOVA ALIANÇA



Êxodo. 19,5-8
Diz Deus:
" E se agora escutardes bem a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para Mim uma propriedade particular entre todos os povos, porque minha é a terra inteira. Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Estas são as palavras que transmitirás aos filhos de Israel.
Moisés veio e chamou os anciãos do povo e pôs diante deles todas estas palavras, como o Senhor lhe tinha ordenado. Todo o povo unânime respondeu, dizendo: « Tudo o que o Senhor disse, nós o faremos».E Moisés transmitiu ao Senhor as palavras do povo."

Para haver uma ALIANÇA tem de haver , pelo menos, duas partes: a que propõe e a que aceita.
Gera-se aí um compromisso, um comprometimento.
No Sinai, o Senhor propôs ao povo ESCUTAR A SUA VOZ E GUARDAR A SUA LEI. O povo escutou a proposta de Deus e comprometeu-se, aceitando!
Moisés é o intermediário entre as duas partes.
                             
                                                                 **************

Deus, porém, volta a renovar a  Aliança. 
Mantém a mesma proposta, mas, agora, o intermediário é Jesus!
Esta NOVA ALIANÇA ainda hoje se repete, exactamente quando ESCUTO e me comprometo a seguir a PALAVRA DE DEUS. 
Porque, com Ele, a Aliança é de todos os dias. De todos os momentos. É para sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário