OS CAPITALISTAS PODEM CONSIDERAR-SE CRISTÃOS?
É óbvio que sim, mas tal como acontece no caso de os outros irmãos e irmãs na fé, o facto de se ser batizado não significa que se é cristão...
...Jesus vê claramente que a maior ameaça aos argumentos para a mudança de pensamento que ele exige consiste num- diríamos hoje- materialismo unilateral.
Jesus diz que ,no caso dos ricos, as suas palavras caem no meio de espinhos:
Eles ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a ganância pelo dinheiro crescem e sufocam a palavra .( Mc.4,19)
Quando Jesus se encontrou com aqueles que multiplicam a riqueza.. um deles perguntou-lhe o que haveria de fazer para « alcançar a vida eterna». Jesus respondeu-lhe que sabia que ele cumpria os Dez Mandamentos, mas que lhe faltava ainda uma coisa: devia vender tudo o que tinha e distribuir o dinheiro pelos pobres...
...Era óbvio que Jesus queria pô-lo à prova: confrontou-o com o princípio fundamental da sua mensagem, isto é, que a piedade e o amor de Deus, por si sós, são inúteis e que é necessário associar-lhes o amor ao próximo.
Jesus diz: Quem quiser compreender isto, que compreenda...
Esta pobreza absoluta não constitui a mensagem política do Evangelho. Mas o cristão tem de fazer tudo o que está ao seu alcance para eliminar as condições de vida indignas para os seres humanos...
... o que Jesus considera decisivo num homem rico é o seu modo de pensar e a disponibilidade daí resultante para partilhar.
- É mais fácil uma amarra de um barco (traduzido incorretamente por « camelo») passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. ( Mateus. 19,24)
Do livro " QUE DIRIA JESUS HOJE?" de Heiner Geibler
Sem comentários:
Enviar um comentário