Ela tem tudo: doutrina, histórias , provérbios, profecias... salmos ... cartas, sermões, meditações, orações, parábolas...coisas alegres e coisas tristes...coisas do passado, coisas do presente, coisas do futuro...
Há trechos na Bíblia que querem comunicar alegria, esperança, coragem e amor. Outros trechos queram denunciar erros...opressão e injustiças.
Há nela páginas que foram escritas pelo gosto de contar uma bela história para descansar a mente do leitor e provocar nele um sorriso de esperança.
A BÍBLIA PARECE UM ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS.
Muitas famílias possuem um álbum assim. Ou, ao menos, possuem uma caixa onde guardam as suas fotografias todas misturadas, sem ordem .De vez em quando os filhos despejam tudo sobre a mesa para ver e comentar as fotografias. Os pais têm que contar a história de cada uma delas.
A BÍBLIA É O ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DA FAMÍLIA DE DEUS...Nas suas reuniões e celebrações, o povo olhava para as suas "fotografias", e os pais contavam as histórias. Era este o modo de integrar os filhos do povo de Deus e de transmitir-lhes a consciência da sua missão e responsabilidade.
A Bíblia não fala só de Deus que vai em busca do seu povo, mas também do povo que vai em busca do seu Deus e que procura organizar-se de acordo com a vontade divina. Ela conta os factos conforme foram relembrados pelo povo. Histórias de gente pecadora que procura ser santa. Histórias de gente opressora que procura converter-se e ser irmã. Histórias de gente oprimida que procura libertar-se.
A BÍBLIA É TÃO VARIADA , COMO VARIADA É A VIDA DO POVO...
(Carlos Mesters)
Sem comentários:
Enviar um comentário