terça-feira, 2 de novembro de 2021

25 SEMANAS BÍBLICAS NACIONAIS - 25 CONCLUSÕES


Possivelmente, nenhum leitor açoriano  se dará ao incómodo de aceder a este meu blog. Os meus leitores, ( não seguidores), prevalecem, por ordem decrescente, nos Estados Unidos, Brasil e Portugal Continental, Roménia e outros...

Mesmo assim, decidi fazer  da minha intervenção de hoje , uma espécie  de informação, e , ao mesmo tempo, uma manifestação da minha frustração .

Os frades Franciscanos Capuchinhos têm sido os obreiros do Movimento Nacional de Dinamização Bíblica. E procuraram, ao longo de mais de duas dezenas de anos, implementar esse dinamismo bíblico nos Açores. Percorreram várias ilhas : Pico, Flores, Faial, S. Miguel.... Sendo que nesta última ilha, se conseguiu criar uma equipa de pessoas a que se deu o nome de Secretariado Bíblico de S. Miguel.

Tinha , por principais objetivos  despertar o gosto pela leitura da Bíblia, de preferência em grupo, e despertar nas pessoas o valor supremo de conhecer, através do Livro, a Palavra de Deus, fazendo-a , assim, próxima de cada um.

Este trabalho, este dinamismo teve particular incremento em S. Miguel, onde se criaram grupos bíblicos, se fizeram  cursos bíblicos e mais de vinte Semanas Bíblicas, com a intervenção dos Capuchinhos , de padres de diferentes comunidades, de conferencistas convidados, e até, por várias vezes, com a presença do Bispo da diocese de Angra, senhor D. António, que manifestou algum entusiasmo e foi determinante, nalgumas situações.

Durante o restante tempo, os elementos do Secretariado visitavam as Comunidades, que, lendo a Bíblia, sentiam , a nível pessoal, o encontro direto com a Palavra de Deus.

Embora se tenham encontrado padres , bastantes, que abriram a comunidade a estes encontros, outros houve que, sem coragem de dizer que não, também não diziam que sim.

Esta tentativa em que todo o Secretariado esteve empenhado, mais de duas dezenas de anos, mantinha-se ativa, devido à alegria, à boa vontade, à total doação .

Mas esta equipa nunca foi reconhecida, oficialmente, a nível Açores, nem da Diocese, acabando por se dispersar, pelo desânimo e pelo cansaço.

Refiro abaixo, alguns dos vinte e cinco objetivos de Movimento N. de D. Bíblica , compilados por frei Acílio.

1- Realizar Semanas como esta todos os anos no mês de setembro

2- Formar e preparar mais equipas, incluindo também leigos, para lançar os Cursos de Dinamização Bíblica em todas as paróquias

3-Criar grupos de amigos , e desses fazer nascer Grupos Bíblicos para estudar e viver a Bíblia, e assim a Palavra de Deus, também fora das igrejas e fazer, cada vez mais ,parte da vida do " povo dos pobres"

4- O nosso mundo vive a era do vazio, a fuga ao compromisso, a banalização geral, o narcisismo e a cultura de morte; mas o Deus da Bíblia é um deus próximo do homem. Por isso, além do silêncio e da escuta da Palavra, urge valorizar também a dimensão do humor e da festa e a confiança no poder criador do homem, apresentando modelos vivos, da encarnação e da celebração, da Palavra de Deus.


 

1 comentário:

  1. Não pude deixar de sentir imensa pena e frustração , por ouvir ,na Televisão, o ainda atual bispo de Angra dizer que " o único grupo laical que conhecia nos Açores eram os Cursos de Cristandade".
    O Movimento de Dinamização Bíblica não foi criticado, nem impedido, foi SIMPLESMENTE IGNORADO!

    ResponderEliminar