sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

LER A BÍBLIA



LER A BÍBLIA PARA A VIDA


A BÍBLIA não é um livro como outro qualquer, pois não é apenas um objecto de estudo. Mas deve ser lido e estudado em ordem a SER VIVIDO, a passar para a vida.


Quando lemos a BÍBLIA, estamos a contas com uma palavra divina, que exige entrar na nossa vida, pedindo uma resposta prática, numa escuta e acção permanentes.


O Cristão lê a BÍBLIA com fé; mas esta fé não é puro sentimento; tem de haver uma ligação da PALAVRA DA BÍBLIA com a própria vida.


Jesus é bem claro, quando declara:

Mateus.7, 24 ss - Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa, mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
 
Deste modo, a BÍBLIA, palavra divina, ilumina a vida humana. ESTA É A FINALIDADE ESSENCIAL DA LEITURA CRISTÃ DA BÍBLIA...
...Se não encarnar na vida , a PALAVRA DE DEUS é praticamente inútil, ficando reduzida a uma dimensão histórico- cultural.

Segundo a " LECTIO DIVINA" , cada leitor deve perguntar com sinceridade : " O QUE ME DIZ ESTE TEXTO DA BÍBLIA?"

Se eu não deixo que me diga nada, essa palavra será uma palavra perdida, uma semente que caiu em terreno pedregoso...caminho duro...no meio de silvas... (Marcos 4,5-7); será uma chuva que caiu numa terra ressequida que não se deixou regar. (Isaías  .55 ,10-11).

1 comentário:

  1. PAULO VI-8 DOC.DE 1975-O EVANGELHO AOS HOMENS DE HOJE,Nº29)
    A evangelização não seria completa se não tivesse a interpelação recíproca que fazem constantemente o Evangelho e a vida concreta, pessoal e social dos homens e das mulheres.
    É por isso que o Evangelho comporta uma mensagem explícita, adaptada às diversas situações, e continuamente actualizada sobre: os direitos e deveres de toda a pessoa humana e sobre a vida familiar(...);sobre a vida em comum na sociedade; sobre a vida internacional, a paz, a justiça e o desenvolvimento.
    Uma mensagem, sobremaneira, vigorosa nos nossos dias".

    ResponderEliminar