Quando a Igreja assumiu plenamente o seu ministério apostólico, depois da Ascensão de Jesus,
o BAPTISMO tornou-se parte integrante de tal ministério.
ACTOS 2, 37-38
Depois do discurso de Pedro, as pessoas perguntam-lhe o que devem fazer.
Pedro responde-lhes:
CONVERTEI-VOS E PEÇA CADA UM O BAPTISMO EM NOME DE JESUS CRISTO PARA REMISSÃO DOS PECADOS; RECEBEREIS, ENTÃO , O DOM DO ESPÍRITO SANTO.
...É muito duvidoso que a Igreja no tempo dos Apóstolos tenha baptizado crianças, pois só os adultos estão em condições de cumprir as exigências do Baptismo.
De qualquer modo a Igreja, posteriormente, já no séc. III aceitou o Baptismo dos filhos dos cristãos.
Mas sabemos como eram os cristãos desse tempo : um longo catecumenato, que podia levar anos, preparava-os para a recepção do Baptismo... exigia-se a vivência da fé, de acordo com o Evangelho de Jesus, e não simplesmente certas práticas rituais como acontece hoje em tantos lugares. Para aqueles cristãos, Baptismo e Vida, Baptismo e Palavra eram inseparáveis.
O baptismo de crianças não deve ser um simples ritual, que dura dez ou quinze minutos, mas o princípio de um compromisso que dura toda a vida e tem implicações em todos os actos da vida...Os escritos do Novo Testamento são claríssimos a este respeito.
...Uma nova pastoral de conjunto sobre o Baptismo se impõe, urgentemente, no nosso país. Se é que queremos uma Igreja renovada e consciente do que É SER CRISTÃO ,HOJE.
( "SEMENTES DA PALAVRA"- Frei Herculano Alves)
NO DIA DO MEU BAPTISMO, COM DUAS SEMANAS DE VIDA, NÃO ME COMPROMETI COM ABSOLUTAMENTE NADA. NÃO TINHA QUALQUER CONSCIÊNCIA DO QUE ME ESTAVAM A FAZER...
ResponderEliminarE OS MEUS PAIS LEVARAM-ME A BAPTIZAR PORQUE ..." SEMPRE TINHA SIDO ASSIM"...NÃO PORQUE TIVESSEM TIDO OPORTUNIDADE DE CONHECER, ANTES,NEM DEPOIS, O EVANGELHO DE JESUS CRISTO!