sexta-feira, 16 de setembro de 2011

...se o grão de trigo não morrer...


Mc.28-29
A terra produz por si, primeiro o caule,depois a espiga e, finalmente o trigo perfeito na espiga. E, quando o fruto amadurece, logo ele lhe mete a foice, porque chegou o tempo da ceifa.
************************************************************************
A semente vai germinando silenciosamente, autonomamente ,até se transformar naquilo em que se devia tornar.É assim também a Palavra de Deus. Vai realizando o seu projecto de transformação até que a sua obra fique completa. Uma vez aí, a tarefa está concluída, o objectivo alcançado! É isto independente da minha vontade ou de minha acção humana. Só que para colher o fruto é necessária a consciência desta acção dinâmica, persistente, mas silenciosa. Só no conhecimento de que o fruto cresceu é que posso pensar na minha possibilidade de crescimento; só a partir daqui começo a experienciar a minha capacidade de crescer. Depois surge o sentimento desta mudança de realidade. A vida agora é nova, rica , renovada! Vida e vida em abunbdância! Vida que alimenta e revitaliza, vida que vive, vida que se dá e se multiplica. Vida com Deus e em Deus!
Primeiro o conhecimento; depois o pensamento; a seguir a experiência e finalmente o Sentimento que caracteriza o meu novo modo de vida!
Do "grão de trigo" inicial já nada ficou. Esse morreu para em seu lugar surgir a vida nova!

Sem comentários:

Enviar um comentário