domingo, 26 de maio de 2024

PAI NOSSO



Pai nosso, que estás no Céu,

santificado seja o Teu nome, 

venha o Teu Reino.

Faça-se a tua vontade, assim na Terra como no Céu.

Dá-nos hoje o vosso pão

de cada dia.

E perdoa-nos as nossas dívidas,

como nós perdoamos aos que nos

devem.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal. (Mt.6,9-13)


Pai,

santificado seja o teu nome.

venha o teu reino.

Dá-nos cada dia o nosso pão

Perdoa-nos os nossos pecados,

pois também perdoamos a todo

aquele que nos deve.

E não nos leves ao momento

do juízo. ( Lc.11,2-4)

As pequenas variações significam que não podemos ter a certeza absoluta no que diz respeito ao texto, mas podemos presumir que estamos diante de uma oração que Jesus utilizava e ensinou aos seus discípulos.

Trata-se de uma oração que pode ser rezada por qualquer um a qualquer momento.

Ela não menciona as doze tribos de Israel, nem descreve os gentios como « «cães», nem exalta Jesus e os seus discípulos. O Jesus desta oração é aquele que foi e é admirado universalmente. No entanto, se o queremos compreender como uma figura histórica, temos de ver todas as suas facetas.

Se Jesus se tivesse limitado a inventar estas palavras, não teria feito inimigos; mas ele tinha inimigos. Por enquanto, registamos que, nesta última parte, vimos uma das facetas de Jesus que lhe mereceu o adjetivo de « grande», tanto por parte de não-crentes, como parte dos crentes.

( A verdadeira história de Jesus de : E. P. SANDERS 

sábado, 11 de maio de 2024

MILAGRES, HOJE?


 ... Se nós pudéssemos curar os males que existem no mundo, como seria bom!

...Um dos temas mais difíceis da Bíblia, sobretudo dos evangelhos, é o dos milagres. 

...Vejamos o seguinte texto de Marcos:

À noitinha, depois do sol-pôr, trouxeram-lhe todos os enfermos e possessos, e a cidade inteira estava reunida junto à porta. Curou muitos enfermos atormentados por toda a espécie de males e expulsou muitos demónios; mas não deixava falar os demónios porque sabiam que Ele era.( Mc.1,32-34)

Hoje, perante os milagres ou factos extraordinários, duas posições são comuns:

ou se rejeita todo e qualquer facto miraculoso narrado nos Evangelhos; ou então se admite tudo, sem um mínimo de reflexão, e de sentido crítico. 

Estas duas posições- por serem extremistas-estão erradas. O cristão de hoje não pode quedar-se em nenhuma destas posições...

...Muita gente hoje nega que Jesus tenha feito milagres. É certo que os milagres narrados pelos evangelistas colocam muitos problemas às ciências atuais...


Mt.4 23-24; Mc.6,54-56; Lc.6,17-19

Depois começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando entre o povo de todas as doenças e enfermidades. A sua fama estendeu-se por toda a Síria e trouxeram-lhe todos os que sofriam de qualquer mal, os que padeciam doenças e tormentos, os possessos, os epiléticos e os paralíticos; e Ele curou-os...

... Mas como homens e como crentes de hoje, temos que ler estes relatos, certamente históricos, com um certo sentido crítico: é que não podemos reconstituir o facto miraculoso em si, tal como aconteceu historicamente; mas sabemos que algo de extraordinário aconteceu realmente. E sabemos, sobretudo, que estes factos, historicamente existentes, nos foram transmitidos por crentes, isto é, por pessoas que, para além do facto em si, encontraram um sentido espiritual, religioso, no facto..


O crente, perante os factos milagrosos, não se pergunta tanto se o que vê é mesmo verdade, mas pelo que significa para a sua fé aquilo que vê...

Sementes da Palavra - Herculano Alves.


sábado, 4 de maio de 2024

EVANGELIZAR, SENDO TESTEMUNHAS AUTÊNTICAS


Mt.10,5-10 : JESUS enviou estes doze, depois de lhes ter dado as seguintes instruções « Ide, primeiramente, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado pois o trabalhador merece o seu sustento».


Este nosso século tem sede de autenticidade. Os jovens têm horror ao fictício, aquilo que é falso, e procuram, acima de tudo a verdade e a transparência.

Estes " sinais dos tempos" deveriam encontrar-nos vigilantes. Tacitamente ou com grandes brados, sempre, porém, com grande vigor, eles fazem -nos a pergunta: ACREDITAIS VERDADEIRAMENTE NAQUILO QUE ANUNCIAIS? VIVEIS AQUILO EM QUE ACREDITAIS? PREGAIS VÓS VERDADEIRAMENTE AQUILO QUE VIVEIS?

Mais do que nunca, portanto, o testemunho da vida tornou-se condição essencial para a eficácia profunda da pregação.

Sob este ângulo, somos, até certo ponto, responsáveis pelo avanço do EVANGELHO que nós proclamamos.


O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas...


...Sem esta marca de santidade, dificilmente a nossa palavra fará a sua caminhada até atingir o coração do homem dos nossos tempos; ela corre o risco de permanecer vã e infecunda.


Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica.( A Alegria de Evangelizar).