terça-feira, 11 de agosto de 2020

O PODER DA PALAVRA DE DEUS

 

" Ora , estas Semanas Bíblicas constituem, sem dúvida, um meio indispensável e prioritário para a renovação e para o alimento desta fé, em Jesus Cristo, encarnada e inculturada no húmus da nossa terra cultural, pois nem só de vacas pode viver e sobreviver a nossa terra açoriana.


A questão está, no entanto, em saber como dar continuidade a este rico trabalho sobre a BÍBLIA , de modo a tornar-se fermento renovador das nossas comunidades cristãs, para poderem ser sinal de comunhão entre Deus e o Homem e sinal de solidariedade entre os homens.


O desafio está também em saber como é que a Palavra de Deus nos leva a ser trabalhadores competentes, cidadãos honestos e participativos, defensores e promotores dos direitos humanos, denunciadores da exploração e de toda a forma de corrupção, mesmo da corrupção a Palavra de Deus...

Com efeito,é na Palavra de Deus que a Igreja poderá - que todos nós poderemos - ser sinal, não de ameaças abrasadoras, nem de condenações moralizantes e paralisantes , mas , sim, sinal da  ternura de Deus que, de tal maneira nos amou,  nos deu o seu próprio Filho...que não veio para condenar , mas para salvar e curar.

Só na escuta orante da Palavra, a Igreja poderá deixar de ser, ou comportar-se ,como se nós fôssemos donos e proprietários da verdade, que privatizando o Evangelho, negamos o direito fundamental do homem à Palavra da Vida. Só assim poderemos, como discípulos de Jesus, passar, dum funcionalismo arrogante, à condição de servos da Palavra e procuradores das sementes do VERBO, espalhadas pelo nosso mundo".

Excerto da conferência do Padre Manuel A. Pimentel, na V Semana Bíblia , em S. Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário