sábado, 22 de fevereiro de 2020

RESISTÊNCIAS A UMA PASTORAL BÍBLICA


a) O clericalismo tradicional dos clérigos e dos leigos que leva à passividade e a uma visão liturgizante de fé cristã, eliminando praticamente toda a dimensão profética da mesma.

b) Falta de sensibilidade do clero para uma pastoral centrada na Bíblia, que impede qualquer tentativa de renovação da Igreja.

c) Mentalidade sacramentalista dos párocos que impede os leigos de entrar na dinâmica da Palavra.

d) Desconfiança , por parte dos padres e bispos, dos pequenos grupos e comunidades que usam a Bíblia. Esta desconfiança pelos  pequenos grupos leva ao monopólio da pastoral por parte dos párocos, o que traz as  consequências nefastas de todos conhecidas.

e) A este aspecto vai ligado o de certas mentalidades que lutam por uma Igreja de massas em vez duma igreja evangelizadora através de pequenos grupos.

f) Em muitas comunidades há apenas a preocupação de levar o Catecismo às pessoas, sem levar a Bíblia.

g) Ritualismo estereotipado na celebração da Eucaristia, que afoga toda a iniciativa.

h) Marianismo ou Cristianismo?

i) Falta de confiança nos leigos .

j) Facilitismo cristão: paróquias, " loja do cidadão" dos católicos.

( Frei Herculano Alves ,OFM cap.)

domingo, 16 de fevereiro de 2020

ANUNCIAR A PALAVRA


Jr.1,4-8 

DIZ O SENHOR: EU te consagrei e te constituí profeta das nações. 
E eu respondi: Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, pois  ainda sou jovem.
MAS O SENHOR REPLICOU-ME :Não digas sou jovem, pois irás aonde te enviar e dirás tudo o que eu te mandar; não terás medo diante deles, pois estou contigo para te livrar.

Mc.6,7-12

Jesus chamou os Doze e começou a envia-los dois a dois... E DISSE-LHES TAMBÉM: Se não fordes bem recebidos numa localidade, se os seus habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés.
Eles partiram e pregavam o arrependimento, expulsaram numerosos demónios, ungiam com óleo muitos doentes e curavam-nos.

Mc.16

JESUS DISSE AOS APÓSTOLOS: Ide pelo mundo inteiro, proclamai o EVANGELHO a toda a criatura...

ACT.7,35-38

" Foi Moisés que durante a assembleia no deserto, esteve entre o anjo que lhe falava do monte Sinai
 e os nossos pais; foi ele que recebeu as palavras de vida, para no-las transmitir".

1Ped.2,9-10

Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

V I V E R a Palavra



Lc.1,7ss

- " Que devemos então fazer?"
( Jesus) respondia-lhes: " Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos faça o mesmo". Vieram então alguns cobradores de impostos, para serem baptizados e disseram -lhe : - " Mestre, que havemos de fazer "? Respondeu-lhes : "Não exerçais violência sobre ninguém, não denuncieis injustamente e contentai-vos com o vosso soldo".

Lc. 6,20-23

Jesus, erguendo os olhos para os discípulos , pôs-se a dizer: " Felizes vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Felizes vós, os que agora tendes fome, porque sereis saciados. Felizes vós, os que agora chorais, porque haveis de rir. Felizes sereis quando os homens vos odiarem, quando vos expulsarem, vos insultarem...por cauda do Filho do Homem. Alegrai-vos e exultai nesse dia, pois a vossa recompensa será grande no céu.

2Cor. 13, 11-13

De resto , irmãos, sede alegres, tendei para a perfeição, confortai-vos uns aos outros, tende um mesmo sentir, vivei em paz e o Deus do amor e da paz estará convosco. 

1Ped.2,15

Actuai como homens livres, não como aqueles que fazem da liberdade um pretexto para a maldade, mas como servos de Deus.


1Ped.3,8 ss

Não pagueis o mal com o mal, nem a injúria com a injúria; pelo contrário,, respondei com palavras de bênção...Pois quem quer ter amor à vida e ter dias felizes, refreie a sua língua...aparte-se do mal e pratique o bem, busque a paz e corra atrás dela...