sexta-feira, 27 de outubro de 2017

JESUS NO TRIBUNAL



Então, o Sumo Sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina. Jesus respondeu-lhe:« Eu tenho falado abertamente ao mundo; sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se reúnem, e não disse nada em segredo. Porque Me interrogas? Interroga os que ouviram o que Eu lhes disse. Eles sabem bem do que Eu lhes falei».
Quando Jesus disse isto, um dos guardas ali presente deu-lhe uma bofetada, dizendo:« É assim que respondes ao Sumo Sacerdote?». Jesus replicou:« Se falei mal, mostra-me onde está o mal; mas se falei bem, porque me bates?».Jo.18,22 ss

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A OFERTA DA VIÚVA POBRE


Levantando os olhos Jesus viu os ricos deitarem no cofre do tesouro as suas ofertas. Viu também uma viúva pobre deitar lá duas moedas insignificantes e disse: « Em verdade vos digo que esta pobre deitou mais do  que todos os outros; pois eles deitaram no tesouro do que lhes sobejava, enquanto ela, da sua indigência, deitou tudo o que tinha para viver».
Lc.21,1-4

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A ALEGRIA DE ZAQUEU


Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para O ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou aquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe:« Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa. Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus cheio de alegria.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A MORTE DE JESUS


Desde o meio dia até às três horas da tarde, as trevas envolveram toda a terra. Cerca das três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: Eli, Eli, lemá sabacthani?, isto é: Meu Deus, meu Deus , porque me abandonaste?
Alguns dos que ali se encontravam, ao ouvi-lo, disseram:« Está a chamar por Elias». Um deles correu imediatamente, pegou numa esponja, embebeu-a em vinagre e, fixando-a numa cana, dava-lhe de beber. Mas os outros disseram:« Deixa; vejamos se Elias vem salvá-lo». E Jesus clamando outra vez com voz forte, expirou.
Mt.27,45-50