sábado, 29 de junho de 2024

O JARDIM DE DEUS


Hoje em dia , a maioria das pessoas que avaliam as religiões fazem-no em termos humanistas: uma boa religião é aquela que inculca valores humanos.

... Os pensadores judeus do século I estavam preparados para avaliar e defender a sua religião do ponto de vista humanista; alguns também chamavam a atenção para as vantagens da sua religião para as partes não humanas do Universo... 

Os mestres judaicos podiam resumir a Lei, citando Lv.19,18, onde se encontra o mandamento do amor ao próximo.

Josefo chamou a atenção para o facto de uma das virtualidades da Lei ser o respeito pelos inimigos de guerra; a Lei proibia, por exemplo, às tropas judaicas cortarem as árvores de fruto dos seus adversários ( Dt.20, 19; Apion 2, 212).

O argumento mais convincente a favor das qualidades « humanistas » da Lei talvez se torne patente olhando para além da vida humana, para o bem estar dos animais, das plantas e da terra.

Deus exigiu o descanso ao sétimo dia e o mandamento inclui os animais de trabalho( Apion2,213).

...Porque razão ordenou Deus o ano sabático? Ele poderia ter proibido os judeus de trabalharem no sétimo ano, mas não o fez, em vez disso, mandou deixar a terra em pousio. Se Ele apenas tivesse proibido o trabalho dos judeus, a terra podia ser arrendada aos gentios. Ao que parece, Deus agiu ( na opinião de Filo) « por respeito pela terra »..


Filo apercebeu-se de que muitos leitores ( sem conhecimento sobre ecologia e direitos dos animais) considerariam que tudo isto era trivial e respondeu: « Talvez penses que estas coisas não têm importância, mas grande é a Lei que as ordena e incansável o cuidado que ela exige».

...«  corre para cumprir a obrigação mais pequena tal como para  cumprir a obrigação mais importante e foge da transgressão, porque uma obrigação traz consigo a outra obrigação e uma transgressão traz consigo outra» .

A vida é encarada aqui como um todo. É possível cumprir ou não cumprir a vontade de Deus em todos os aspetos e uma coisa leva à outra.

O MUNDO É O JARDIM DE DEUS, os seres humanos não são as sua únicas criaturas.

Em "A Verdadeira História de Jesus" de E. P. Sanders